Esta pesquisa tem como intuito investigar quais principais fatores que levam os estudantes ao erro quando lhes é proposto a resolução de problemas que contenham os números racionais entre o 0 e o 1. Para isto aplicamos um diagnóstico para um grupo de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino fundamental de uma escola pública no município de Altinho - Pernambuco. Este texto é fruto de uma pesquisa realizada na disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática em um curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública. Utilizamos o Modelo de Análise Didática do Erro para a análise dos dados discutidos neste texto. Com isto foi possível identificar os diferentes tipos de erro, e a partir disso, refletir e compreender as dificuldades encontradas pelos estudantes. Por meio dos dados verificamos que os estudantes apresentam dificuldades principalmente em atividades que são abordadas sem nenhum tipo de contexto, por outro lado, inferimos que as atividades que abordam situações cotidianas dos alunos são melhores de serem compreendidas por este grupo. Ressaltamos a importância desse tipo de pesquisa no âmbito universitário, com futuros professores de matemática, haja vista as grandes dificuldades encontradas nos processos de ensino e aprendizagem dos números racionais.