No que concerne a utilização de recursos didáticos e pedagógicos na prática escolar, as Histórias em Quadrinhos (HQ’s) estão diretamente relacionadas ao cotidiano dos nossos estudantes da Educação Básica, sendo caracterizada como uma alternativa potencial para promoção de um ambiente de aprendizagem amistoso e atraente. O objetivo nuclear desta pesquisa, de iniciação científica, consiste em identificar algumas potencialidades metodológicas do referido gênero de linguagem aplicado ao Ensino de Matemática, mais precisamente no estudo das operações aritméticas fundamentais. A tipologia da pesquisa utilizada no estudo compreende a abordagem de caráter qualitativo do tipo aplicada e exploratória. O método utilizado na produção da HQ’s é do tipo autoral. O protocolo do percurso metodológico compreende quatro etapas, quais sejam: [1] estudo teórico e metodológico para a apropriação das HQ’s no Ensino de Matemática; [2] estudo dos elementos essenciais e característicos que constituem o gênero de linguagem HQ’s; [3] elaboração da narrativa sobre o tópico “operações aritméticas fundamentais” (adição, subtração, multiplicação e divisão) e [4] confecção da HQ’s. Contudo, depreende-se que o estreitamento de estratégias de ensino e articuladas com diversos recursos didáticos e pedagógicos torna-se necessário na prática do professor de Matemática.