A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45141 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS" "resumo" => "Durante alguns anos o conceito de interdisciplinaridade vem ganhando espaço no ambiente educacional como estratégia de ensino na formação integral do cidadão. Nessa perspectiva é importante destacar o trabalho pedagógico centrado na tematização de problemas do dia a dia dos alunos e na construção de novos conhecimentos matemáticos. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa, analisar de que forma os professores de matemática utilizaram a interdisciplinaridade como estratégia de ensino no decorrer do projeto vida saudável sem drogas, realizado durante o ano letivo de 2017, no Colégio Municipal Professora Alice Lopes Maia, localizado na cidade de Filadélfia, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois procurou-se compreender através de um questionário a importância da utilização da interdisciplinaridade para o ensino da matemática. Os agentes desta pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de matemática no referido colégio. A interdisciplinaridade aplicada como estratégia de ensino da matemática submete o docente a repensar suas práticas de ensino. Neste sentido, foi possível perceber mediante análise dos questionários que através da concepção de interdisciplinaridade alguns professores utilizaram uma abordagem interdisciplinar para o ensino dos conteúdos de matemática durante a realização do Projeto. As relações com as outras disciplinas contribuem para a articulação do conhecimento no currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, PROJETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID456_16082018125946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO SOUZA DE SENA" "autor_nome_curto" => "DIEGO SOUZA DE SENA" "autor_email" => "ssenadiego@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45141 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA APLICADA AO PROJETO VIDA SAUDÁVEL SEM DROGAS" "resumo" => "Durante alguns anos o conceito de interdisciplinaridade vem ganhando espaço no ambiente educacional como estratégia de ensino na formação integral do cidadão. Nessa perspectiva é importante destacar o trabalho pedagógico centrado na tematização de problemas do dia a dia dos alunos e na construção de novos conhecimentos matemáticos. Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa, analisar de que forma os professores de matemática utilizaram a interdisciplinaridade como estratégia de ensino no decorrer do projeto vida saudável sem drogas, realizado durante o ano letivo de 2017, no Colégio Municipal Professora Alice Lopes Maia, localizado na cidade de Filadélfia, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois procurou-se compreender através de um questionário a importância da utilização da interdisciplinaridade para o ensino da matemática. Os agentes desta pesquisa foram os professores que lecionam a disciplina de matemática no referido colégio. A interdisciplinaridade aplicada como estratégia de ensino da matemática submete o docente a repensar suas práticas de ensino. Neste sentido, foi possível perceber mediante análise dos questionários que através da concepção de interdisciplinaridade alguns professores utilizaram uma abordagem interdisciplinar para o ensino dos conteúdos de matemática durante a realização do Projeto. As relações com as outras disciplinas contribuem para a articulação do conhecimento no currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DA MATEMÁTICA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, PROJETO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID456_16082018125946.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO SOUZA DE SENA" "autor_nome_curto" => "DIEGO SOUZA DE SENA" "autor_email" => "ssenadiego@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }