JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45166 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 324 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO" "resumo" => """ É muito comum encontramos alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente em Matemática. A própria falta de aulas lúdicas e a falta de interesse pela disciplina eleva o índice de educandos com dificuldades de aprendizagem.\r\n Utilizar jogos matemáticos na sala de aula torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar o professor do ensino fundamental contribuindo para o alcancem das competências necessárias. Portanto, trabalhar com os jogos e criar possibilidades para amenizar problemas encontrados na sala de aula e ensinar matemática de uma maneira mais leve e divertida, pois a ludicidade facilita a aquisição cognitiva. Além de oportunizar aos educandos situações de ensino- aprendizagem que impulsiona a resolutividade das atividades pedagógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico, sistematizando o conhecimento e contribuindo significativamente para a assimilação de conteúdos.\r\n Para que o uso dos jogos matemáticos na sala de aula tenha sucesso são necessários alguns cuidados específicos com o planejamento, uma metodologia diferenciada, apoio da equipe escolar para juntos tornar o momento prazeroso e paralelamente uma aprendizagem significativa.\r\n Contudo, se faz necessário conhecer as dificuldades encontradas pelos educandos, e o educador precisa relacionar os conteúdos estudados com os jogos, caso contrário à atividade deixará de atender as necessidades e passa a ser uma atividade apenas para diversão. Logo, cabe ao educador desenvolver e/ou adaptar os jogos respeitando a faixa etária dos alunos e o grau de dificuldade dos jogos para estimular o gosto pela matemática e pelo raciocínio lógico. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID324_27082018213102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI DO RÊGO DUTRA" "autor_nome_curto" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI" "autor_email" => "annemicheline@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45166 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 324 "titulo" => "JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA FERRAMENTA DE SUCESSO" "resumo" => """ É muito comum encontramos alunos com dificuldade de aprendizagem, principalmente em Matemática. A própria falta de aulas lúdicas e a falta de interesse pela disciplina eleva o índice de educandos com dificuldades de aprendizagem.\r\n Utilizar jogos matemáticos na sala de aula torna-se uma ferramenta fundamental para auxiliar o professor do ensino fundamental contribuindo para o alcancem das competências necessárias. Portanto, trabalhar com os jogos e criar possibilidades para amenizar problemas encontrados na sala de aula e ensinar matemática de uma maneira mais leve e divertida, pois a ludicidade facilita a aquisição cognitiva. Além de oportunizar aos educandos situações de ensino- aprendizagem que impulsiona a resolutividade das atividades pedagógicas e o desenvolvimento do raciocínio lógico, sistematizando o conhecimento e contribuindo significativamente para a assimilação de conteúdos.\r\n Para que o uso dos jogos matemáticos na sala de aula tenha sucesso são necessários alguns cuidados específicos com o planejamento, uma metodologia diferenciada, apoio da equipe escolar para juntos tornar o momento prazeroso e paralelamente uma aprendizagem significativa.\r\n Contudo, se faz necessário conhecer as dificuldades encontradas pelos educandos, e o educador precisa relacionar os conteúdos estudados com os jogos, caso contrário à atividade deixará de atender as necessidades e passa a ser uma atividade apenas para diversão. Logo, cabe ao educador desenvolver e/ou adaptar os jogos respeitando a faixa etária dos alunos e o grau de dificuldade dos jogos para estimular o gosto pela matemática e pelo raciocínio lógico. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD4_SA3_ID324_27082018213102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI DO RÊGO DUTRA" "autor_nome_curto" => "ANNE MICHELINE CAVALCANTI" "autor_email" => "annemicheline@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }