Esta pesquisa teve por objetivo analisar a abordagem do conceito de ângulo presente em um livro didático do 8º ano do ensino fundamental, especialmente, os tipos de tarefas explorados. Nessa direção, optamos por utilizar como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, produzida por Chevallard (1999). Conforme esse pesquisador, a TAD situa a Matemática, sobretudo, o estudo matemático no conjunto das atividades humanas e das instituições sociais. Para tanto, realizamos uma análise documental, com uma abordagem qualitativa, na qual, selecionamos um livro didático aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, sobretudo, o livro destinado ao professor. A decisão por realizar tal estudo deriva do papel desempenhado pelo livro didático ao ensino e à aprendizagem, sendo na maioria dos casos, o único recurso à prática pedagógica dos professores e também a única fonte de conhecimento aos estudantes. Então, identificamos os tipos de tarefas explorados no capítulo do livro dedicado ao estudo de ângulo. Os dados produzidos sinalizam que o livro didático, ou melhor, o capítulo relacionado ao conceito de ângulo, apresenta 209 itens, entre os quais o tipo de tarefa mais frequente é determinar a medida da abertura do ângulo de uma figura ou região, presente em 143 itens, o que corresponde a aproximadamente 68,4% do total de tarefas investigadas. A análise realizada indica que há uma forte tendência em explorar esse conceito por meio da medida da principal grandeza geométrica associada a ele, isto é, medida da abertura do ângulo.