O presente artigo apresenta resultados referentes ao projeto de intervenção pedagógica intitulada Etnomatemática e 9º ano: Uma Proposta de Ensino e Aprendizagem. O objetivo geral do projeto foi discutir com os estudantes a matemática presente em atividades cotidianas da nossa região através da etnomatemática como metodologia de ensino-aprendizagem. Os principais teóricos que embasaram nosso projeto foram D’AMBRÓSIO (1997 e 2005), CABRERA (2004) e PCN´s (1998). Tal projeto foi desenvolvido na turma matinal do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho – escola localizada no Bairro do Areial da cidade de Mamanguape – PB. Seu período de execução estendeu-se de 14 de setembro, onde ocorreu o primeiro encontro, ao dia 26 de outubro do ano de 2017. No primeiro encontro tivemos aulas explicativas com exposição de vídeos educativos; no segundo encontro definição, exemplos e instruções para pesquisa de campo; no terceiro encontro foi explanação dos resultados observados e resolução de problemas a partir das atividades desenvolvidas. Os resultados revelaram aprendizagens matemáticas e sociais nas profissões de pedreiro, cortador de cana de açúcar, artesão e outras, constatando o papel social da matemática no ambiente escolar e a sua importância nas diferentes culturas, povos e profissões.