A experiência de monitoria é uma prática de ensino que contribui para formação acadêmica do monitor na medida em que auxilia os alunos monitorados a suprir suas deficiências numa determinada disciplina. O presente trabalho tem por objetivo apresentar minha experiência na atividade de monitoria na disciplina de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – campus Cajazeiras no período de 2017.2. Este estudo também expõe a importância desse prática de ensino na formação do monitor e sua contribuição na aprendizagem dos monitorados. Constatou-se que na turma de Licenciatura em Matemática o número de reprovados foi superior ao de aprovados, isso pode ser explicado pela pouca participação nas aulas de monitoria. Já nas turmas de Bacharelado em Engenharia Civil, viu-se que quase 75% da turma foram aprovados por média, turma na qual a participação era intensa nas aulas de monitora. Quanto às atividades propostas, todas foram cumpridas com êxito, contribuindo para a melhoria no aprendizado dos alunos e para minha experiência acadêmica. Desse modo, o programa de monitoria proporcionou diversos benefícios pedagógicos para a minha formação, abrindo novos caminhos a serem seguidos na atividade da docência.