USO DO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45211 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 138 "titulo" => "USO DO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "A monitoria constitui uma atividade de ensino que tem como objetivo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma determinada disciplina, através da colaboração de um discente monitor, o qual deve possuir conhecimentos técnicos e didáticos relativos aos conteúdos da mesma. A fim de contribuir nesse processo, o monitor, sob a orientação do professor, pode utilizar recursos tecnológicos que o auxiliem na aprendizagem dos alunos. Essas tecnologias, em conjunto com as demais atividades da monitoria, visam uma melhor compreensão e fixação dos assuntos já vistos em sala de aula e, consequentemente, tornam as aulas de monitoria mais interativas e atrativas. Nesse sentido, destaca-se a ferramenta gratuita de auxílio ao ensino do Google, o Classroom, na qual é possível ao professor criar turmas específicas e interagir com os alunos por meio de tarefas e avisos educacionais, por exemplo. Neste trabalho são apresentados alguns resultados obtidos com a implementação desta ferramenta na monitoria acadêmica da disciplina de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – campus Cajazeiras, na turma 2018.1 do curso de Engenharia Civil. Os resultados obtidos mostram que o percentual de acerto dos alunos, os quais contaram com o auxílio do monitor para resolução de dúvidas relativas ao conteúdo abordado em cada questão proposta, ultrapassa 75% em todas as questões, o que caracteriza uma boa participação e aceitação do Google Classroom." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, GOOGLE CLASSROOM, MONITORIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID138_17082018204546.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA ISABEL" "autor_email" => "isabel.ferreira.pb@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45211 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 138 "titulo" => "USO DO APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA MONITORIA DE CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA" "resumo" => "A monitoria constitui uma atividade de ensino que tem como objetivo auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de uma determinada disciplina, através da colaboração de um discente monitor, o qual deve possuir conhecimentos técnicos e didáticos relativos aos conteúdos da mesma. A fim de contribuir nesse processo, o monitor, sob a orientação do professor, pode utilizar recursos tecnológicos que o auxiliem na aprendizagem dos alunos. Essas tecnologias, em conjunto com as demais atividades da monitoria, visam uma melhor compreensão e fixação dos assuntos já vistos em sala de aula e, consequentemente, tornam as aulas de monitoria mais interativas e atrativas. Nesse sentido, destaca-se a ferramenta gratuita de auxílio ao ensino do Google, o Classroom, na qual é possível ao professor criar turmas específicas e interagir com os alunos por meio de tarefas e avisos educacionais, por exemplo. Neste trabalho são apresentados alguns resultados obtidos com a implementação desta ferramenta na monitoria acadêmica da disciplina de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia – campus Cajazeiras, na turma 2018.1 do curso de Engenharia Civil. Os resultados obtidos mostram que o percentual de acerto dos alunos, os quais contaram com o auxílio do monitor para resolução de dúvidas relativas ao conteúdo abordado em cada questão proposta, ultrapassa 75% em todas as questões, o que caracteriza uma boa participação e aceitação do Google Classroom." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO, GOOGLE CLASSROOM, MONITORIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID138_17082018204546.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISABEL FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA ISABEL" "autor_email" => "isabel.ferreira.pb@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }