O ENSINO DE FUNÇÃO POR MEIO DA CALCULADORA GRÁFICA DESMOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
"2018-09-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45179 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÃO POR MEIO DA CALCULADORA GRÁFICA DESMOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "Este trabalho resultou de experiência advinda do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). O mesmo tem por objetivo apresentar o estudo de função, utilizando como recurso didático a calculadora gráfica Desmos Graphing Calculator e sua contribuição para o ensino de matemática na Escola Estadual Nicanor Souto Maior, do município de Caruaru. Diante do cenário em que o mercado de trabalho e a sociedade se encontram em níveis de exigências e qualificações profissionais a escola hoje precisa se reinventar para poder atuar de forma efetiva no processo de desenvolvimento do cidadão e acreditamos no papel desenvolvido pela metodologia utilizada pelo professor em sala. Com o avanço da tecnologia, buscamos elencar suas contribuições para o âmbito da Educação Matemática. Como reflexo deste avanço, temos o aprimoramento das conexões, o fortalecimento da comunicação online, a busca por internet ágil, o uso de tabletes, computadores e smartphones, o que possibilita o compartilhamento de produções entre professores e alunos, entre os indivíduos. E os softwares buscam facilitar a aprendizagem, mostrando de forma clara e compreensiva diversos conceitos e transformações matemáticas. Pensando disto, apresentamos que se usarmos adequadamente o smartphone por intermédio do professor é possível aprender os conceitos de funções de uma forma lúdica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "FUNÇÃO, CALCULADORA GRÁFICA, REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID111_30082018234314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CIDA ALVES" "autor_email" => "cidalves20@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45179 "edicao_id" => 98 "trabalho_id" => 109 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "O ENSINO DE FUNÇÃO POR MEIO DA CALCULADORA GRÁFICA DESMOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID" "resumo" => "Este trabalho resultou de experiência advinda do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). O mesmo tem por objetivo apresentar o estudo de função, utilizando como recurso didático a calculadora gráfica Desmos Graphing Calculator e sua contribuição para o ensino de matemática na Escola Estadual Nicanor Souto Maior, do município de Caruaru. Diante do cenário em que o mercado de trabalho e a sociedade se encontram em níveis de exigências e qualificações profissionais a escola hoje precisa se reinventar para poder atuar de forma efetiva no processo de desenvolvimento do cidadão e acreditamos no papel desenvolvido pela metodologia utilizada pelo professor em sala. Com o avanço da tecnologia, buscamos elencar suas contribuições para o âmbito da Educação Matemática. Como reflexo deste avanço, temos o aprimoramento das conexões, o fortalecimento da comunicação online, a busca por internet ágil, o uso de tabletes, computadores e smartphones, o que possibilita o compartilhamento de produções entre professores e alunos, entre os indivíduos. E os softwares buscam facilitar a aprendizagem, mostrando de forma clara e compreensiva diversos conceitos e transformações matemáticas. Pensando disto, apresentamos que se usarmos adequadamente o smartphone por intermédio do professor é possível aprender os conceitos de funções de uma forma lúdica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "FUNÇÃO, CALCULADORA GRÁFICA, REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV121_MD1_SA3_ID111_30082018234314.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CIDA ALVES" "autor_email" => "cidalves20@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-epbem-e-v-ecmat" "edicao_nome" => "Anais X EPBEM e V ECMAT" "edicao_evento" => "X Encontro Paraibano de Educação Matemática & V Encontro Cajazeirense de Matemática" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2018" "edicao_logo" => "5e49bdd53828c_16022020191029.png" "edicao_capa" => "5f186cd09726d_22072020134400.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-09-12 00:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }