O processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva/surdez permeia na Perspectiva da Educação inclusiva, onde o aluno surdo possa estar inserido em nossa sociedade de forma a garantir o seu direito de aprendizagem por meio da inserção da Libras no currículo educacional, assim como o apoio e permanências dos profissionais Intérpretes de Libras e professores com formação adequada para dar o suporte necessário para esse público alvo. O português escrito faz parte de uma das ferramentas que garante a inserção do surdo na comunidade "ouvinte" e para tanto é preciso que o educador possa criar meios que viabilize a aprendizagem deste aluno. A Língua Brasileira de Sinais é de extrema importância para esse processo de aquisição da Língua Portuguesa escrita, pois é a partir dos conhecimentos já adquiridos na língua materna chamada de L1 que o educador poderá inserir a Língua Portuguesa, podendo assim trabalhar as duas línguas de forma a acrescentar no desenvolvimento do surdo. O presente trabalho busca analisar o processo de ensino e aprendizagens dos alunos surdos com ênfase no português como segunda língua.