Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE A DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CRIANÇAS, DIFICULDADE, ESCRITA Comunicação Oral(CO) GT 18 - PSICOLOGIA EDUCACIONAL, QUEIXA ESCOLAR E APRENDIZAGEM
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Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Abordar questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem se deve ao grande número de crianças em idade escolar que apresentam essa problemática. Visando ampliar o conhecimento sobre o assunto e reconhecendo que a escrita é elementar, foi feito o estudo do tema. Foram participantes 55 crianças, de ambos os sexos, entre 08 e 11 anos do ensino fundamental, de uma escola pública e uma particular. O instrumento utilizado foi a Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita, ADAPE. Pode-se observar que a maior parte dos participantes obteve baixa pontuação, o que indica que poucas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem. Constatou-se que os alunos do 3º ano, pertencentes de uma escola pública, apresentaram maiores dificuldades, sendo que dos 20 participantes, 45% apresentaram dificuldade de aprendizagem acentuada. Conclui-se que a dificuldade de aprendizagem é uma realidade, porém quanto mais cedo diagnosticada e assistida, maior a possibilidade dessa criança superar o problema.

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