Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 46
“VIVENDO A HISTÓRIA E CULTURA DO BREJO PARAIBANO”: RELATOS DE EXPERIÊNCIA SOBRE AULAS DE CAMPO DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, HISTÓRIA LOCAL, AULAS DE CAMPO Comunicação Oral(CO) GT 04 - CURRÍCULO, ESCOLA E TRABALHO DOCENTE

Resumo

O desafio de um ensino de História que atente as novas leituras da relação ensino-aprendizagem é um dos grandes entraves para a obtenção de uma relação de ensino prazerosa nos dias de hoje. Neste sentido, propostas que venham dinamizar a relação estudante/escola são sempre louváveis, pois atuam de forma direta na promoção e incentivo ao estudo. Neste trabalho, trazemos uma proposta de utilização das aulas de campo no ensino de História como sendo uma maneira de diversificada e promover maior interação dos estudantes com o ambiente escolar, apontando os ambientes que circundam a escola como sendo excelentes laboratórios de aprendizagem. Nosso objetivo é trazer, a partir dos relatos de experiência citados neste trabalho, como o projeto intitulado “ENTRE ENGENHOS E SERRAS: Morte e vida das oligarquias paraibanas” traz uma nova leitura para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental II que, com a observação do sítio Histórico da Cidade Paraibana de Areia, passaram a se sensibilizar sobre a História local. Metodologicamente sustentados em autores que trazem ao debate acadêmico a importância da diversificação das práticas de ensino é que buscamos com este expor nossa experiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.