Este trabalho apresenta os resultados de atividades baseadas na técnica da releitura, utilizando-se as obras de Pedro Américo, para promover a valorização da história local. O trabalho foi realizado com uma turma do 5º ano, contendo vinte e nove alunos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, em Areia – PB, no ano de 2015. Foram estudados os conceitos de Releitura, suas técnicas, além da biografia do pintor Pedro Américo e a história de suas obras. A realização do projeto revelou que os discentes colaboradores compreendem a releitura como uma atividade importante de aprendizagem, uma vez que sua utilização favoreceu o conhecimento destes, sobre o pintor e suas obras. Além disso, a participação dos discentes no projeto, evidencia a importância da abordagem da temática e das atividades práticas na sala de aula, e que estas, devem ser frequentemente trabalhadas. Desse modo, faz-se necessário uma maior utilização de atividades pedagógicas, como a releitura, que desenvolvam a criatividade da criança, ampliando seu conhecimento sobre o que aquilo que a rodeia. Com os resultados fornecidos por meio da observação e participação dos alunos, assim como, o material produzido por estes, podemos concluir que as atividades de releitura de obras, se constitui como uma das maneiras de se investir na valorização da história e da cultura no ambiente escolar. Uma vez que, somente através dessas atividades, os alunos se tornarão aptos no desenvolvimento do tema frente às situações do dia-a-dia, por serem agentes conhecedores da sua história local, disseminando o que aprenderam, seja na própria escola ou na comunidade.