Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

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UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA NO DE CONSOLATIONE PHILOSOPHIAE

Palavra-chaves: BOÉCIO, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM

Resumo

Como mestre, Boécio é conhecido por introduzir a escolástica como um sistema de aprendizagem que visa, dentre outras coisas, a conciliação da fé com o pensamento crítico. Por outro lado é difundido por sua contribuição na construção de método educacional de caráter literário, pois além de ser um dos principais tradutores e comentadores das obras aristotélicas de sua época, Boécio demonstrava ter extrema preocupação em tornar acessível por meio da escrita o conhecimento. Sua colaboração como educador terá um grande expoente no que ultrapassa à escolástica, pois será Boécio um dos primeiros a pensar o conhecimento como sendo formas hierárquicas das ciências para diferenciar aquilo que estivesse dentro da filosofia teorética ou especulativa e da filosofia prática ou ativa. No De Consolatione Philosophiae há um caráter pedagógico evidenciado na forma de abordagem das problemáticas contidas na obra, em que o esforço está em demonstrar uma postura filosófica que assuma um elo entre o conhecimento e aquele que almeja o saber. Desta forma, é possível a afirmação de que Boécio tentou por meio da do De Consolatione estimular a retomada do uso da razão como instrumento originário do pensamento, por meio do entendimento de encarar os processos de ensino e aprendizagem a partir do estrito exercício racional e não como uma síntese doutrinal do conhecimento. Para isso, ele reconstrói engrenagens que propiciam num processo de ensino e da aprendizagem alinhada em três importantes pilares desse complexo sistema, elaborando vários aspectos que o conhecimento possui. O primeiro vem a ser a pedagogia, que tradicionalmente é entendida como a parte que engloba todas as problematizações da relação do conhecimento e da compreensão. O segundo é o aspecto educacional, que abrange a aplicação do conhecimento em uma realidade da qual o indivíduo seja participante. E por último, o método ou a didática, que por sua vez se aproxima de um conjunto de técnicas que facilita a assimilação do saber. Desta forma, a discussão acerca do pensamento de Boécio, no tocante a educação, é um exercício de consolidação do filosofar com caráter necessário para a construção pedagógica do saber.

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