Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26541
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 778
    "titulo" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este texto refere-se às contribuições apresentadas na mesa de discussão intitulada letramento estatístico: conhecimento fundamental para a compreensão do mundo na contemporaneidade do IX EPBEM. Nesta comunicação são discutidas algumas questões relativas à Educação Estatística na formação inicial do professor de Matemática. A discussão tem como foco a conceituação de letramento estatístico, sendo considerados documentos oficiais como as Orientações Curriculares para o Ensino Básico e as Diretrizes Nacionais para os cursos de Formação de Professores. Com base numa revisão sistemática de literatura são analisados alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática bem como um modelo de letramento estatístico presente na literatura disponível. Percebemos que as pesquisas sobre a Educação Estatística nos cursos de formação de professores buscam investigar as práticas desenvolvidas pelos professores formadores, bem como o desenvolvimento do letramento estatístico em contextos colaborativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA10_ID778_01022017155005.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR."
    "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26541
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 231
    "inscrito_id" => 778
    "titulo" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Este texto refere-se às contribuições apresentadas na mesa de discussão intitulada letramento estatístico: conhecimento fundamental para a compreensão do mundo na contemporaneidade do IX EPBEM. Nesta comunicação são discutidas algumas questões relativas à Educação Estatística na formação inicial do professor de Matemática. A discussão tem como foco a conceituação de letramento estatístico, sendo considerados documentos oficiais como as Orientações Curriculares para o Ensino Básico e as Diretrizes Nacionais para os cursos de Formação de Professores. Com base numa revisão sistemática de literatura são analisados alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática bem como um modelo de letramento estatístico presente na literatura disponível. Percebemos que as pesquisas sobre a Educação Estatística nos cursos de formação de professores buscam investigar as práticas desenvolvidas pelos professores formadores, bem como o desenvolvimento do letramento estatístico em contextos colaborativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-10. Educação Matemática, Cultura e Diferença"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA10_ID778_01022017155005.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR."
    "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este texto refere-se às contribuições apresentadas na mesa de discussão intitulada letramento estatístico: conhecimento fundamental para a compreensão do mundo na contemporaneidade do IX EPBEM. Nesta comunicação são discutidas algumas questões relativas à Educação Estatística na formação inicial do professor de Matemática. A discussão tem como foco a conceituação de letramento estatístico, sendo considerados documentos oficiais como as Orientações Curriculares para o Ensino Básico e as Diretrizes Nacionais para os cursos de Formação de Professores. Com base numa revisão sistemática de literatura são analisados alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito dos cursos de Licenciatura em Matemática bem como um modelo de letramento estatístico presente na literatura disponível. Percebemos que as pesquisas sobre a Educação Estatística nos cursos de formação de professores buscam investigar as práticas desenvolvidas pelos professores formadores, bem como o desenvolvimento do letramento estatístico em contextos colaborativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.