ANÁLISE DE TRABALHOS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26399 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "ANÁLISE DE TRABALHOS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Reconhecendo a importância e visibilidade científica que o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) oferece à comunidade desta área, neste trabalho apresentamos análises das comunicações científicas publicadas nos anais deste evento na edição de 2016. Escolhemos a XII edição por representar a publicação mais recente do encontro e optamos não selecionar outras edições por conta da limitação de páginas deste artigo. Este estudo consiste em uma leitura de reconhecimento e análise temática dos artigos publicados no ENEM 2016 sobre Educação Estatística. Este artigo tem como objetivo classificar essas comunicações científicas de acordo com a categorização dos trabalhos por área de investigação, a saber: Estatística, Probabilidade, Estatística e Probabilidade e Análise Combinatória; bem como por enfoque de pesquisa: Processos de ensino e aprendizagem, Análise de documentos, Análise de instrumentos e Aspectos históricos. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do evento disponível por meio do site destacando-se pela abordagem dada a perspectiva do desenvolvimento do Letramento Estatístico por parte de professores e alunos. Consideramos relevantes as discussões e reflexões feitas nesses trabalhos, tendo em vista referir-se a uma área que tem fortes intersecções com a Educação Matemática e que se encontra em vias de consolidação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-12: Cognição e Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA12_ID778_30102016210115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR." "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26399 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 185 "inscrito_id" => 778 "titulo" => "ANÁLISE DE TRABALHOS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Reconhecendo a importância e visibilidade científica que o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) oferece à comunidade desta área, neste trabalho apresentamos análises das comunicações científicas publicadas nos anais deste evento na edição de 2016. Escolhemos a XII edição por representar a publicação mais recente do encontro e optamos não selecionar outras edições por conta da limitação de páginas deste artigo. Este estudo consiste em uma leitura de reconhecimento e análise temática dos artigos publicados no ENEM 2016 sobre Educação Estatística. Este artigo tem como objetivo classificar essas comunicações científicas de acordo com a categorização dos trabalhos por área de investigação, a saber: Estatística, Probabilidade, Estatística e Probabilidade e Análise Combinatória; bem como por enfoque de pesquisa: Processos de ensino e aprendizagem, Análise de documentos, Análise de instrumentos e Aspectos históricos. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do evento disponível por meio do site destacando-se pela abordagem dada a perspectiva do desenvolvimento do Letramento Estatístico por parte de professores e alunos. Consideramos relevantes as discussões e reflexões feitas nesses trabalhos, tendo em vista referir-se a uma área que tem fortes intersecções com a Educação Matemática e que se encontra em vias de consolidação" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-12: Cognição e Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, LETRAMENTO ESTATÍSTICO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA12_ID778_30102016210115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO COSTA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "ROBERTO JR." "autor_email" => "mathemajr@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }