Reconhecendo a importância e visibilidade científica que o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) oferece à comunidade desta área, neste trabalho apresentamos análises das comunicações científicas publicadas nos anais deste evento na edição de 2016. Escolhemos a XII edição por representar a publicação mais recente do encontro e optamos não selecionar outras edições por conta da limitação de páginas deste artigo. Este estudo consiste em uma leitura de reconhecimento e análise temática dos artigos publicados no ENEM 2016 sobre Educação Estatística. Este artigo tem como objetivo classificar essas comunicações científicas de acordo com a categorização dos trabalhos por área de investigação, a saber: Estatística, Probabilidade, Estatística e Probabilidade e Análise Combinatória; bem como por enfoque de pesquisa: Processos de ensino e aprendizagem, Análise de documentos, Análise de instrumentos e Aspectos históricos. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do evento disponível por meio do site destacando-se pela abordagem dada a perspectiva do desenvolvimento do Letramento Estatístico por parte de professores e alunos. Consideramos relevantes as discussões e reflexões feitas nesses trabalhos, tendo em vista referir-se a uma área que tem fortes intersecções com a Educação Matemática e que se encontra em vias de consolidação