Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES UTILIZANDO O WINPLOT.

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES, SOFTWARE Comunicação Oral (CO) ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26422
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 683
    "titulo" => "DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES UTILIZANDO O WINPLOT."
    "resumo" => "O estudo de Sistemas de Equações Lineares tem sido repassado atualmente de modo exagerado, destacando a resolução algébrica de exercícios para a memorização de fórmulas e deixando de lado as suas aplicações. Gerando problemas na compreensão, pois exige do aprendiz uma abstração do seu sentido prático. Além da representação algébrica, uma das principais inquietações no ensino de matemática é a representação gráfica. A modificação de uma representação para outra é importante para a compreensão e, em geral, é de difícil entendimento. Porém, existem hoje tecnologias de informação e comunicação que disponibiliza de um leque de instrumentos que podem ser usado no ensino de matemática. Essas tecnologias estão cada vez mais sendo inseridas no contexto escolar, servindo de táticas complementares ao processo de ensino-aprendizagem que expande as possibilidades produtivas em sala de aula. É nessa perspectiva que a utilização de softwares no ensino da matemática é algo que pode ser tomado como parte da atual sociedade do conhecimento. Diante disso, escolhemos o software educativo de plotagens de gráficos winplot, e desenvolvemos uma pesquisa partindo do pressuposto de que este software contribui para a compreensão do nosso objeto de estudo, os Sistemas de Equações Lineares. No entanto, surgiu à problemática de como a representação gráfica dos sistemas por meio do winplot, pode contribuir para a compreensão, resolução e discussão desses sistemas? Em consequência, objetivamos nossa pesquisa em discutir e analisar do ponto de vista geométrico a contribuição do software winplot no estudo de Sistemas de Equações Lineares. Faremos isso, definindo inicialmente o conceito de Sistemas de Equações Lineares, enfatizando suas possíveis soluções bem como eles podem ser classificados. Em seguida, apresentamos o winplot que exploraremos em nossa pesquisa, de modo sucinto. Por fim, iremos resolver algumas atividades envolvendo sistemas de equações lineares discutindo a partir da sua representação gráfica, com o intuito de expor a contribuição do software para a compreensão das mesmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES, SOFTWARE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID683_29102016214540.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HYASMIN DÁLLIA DE PAIVA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HYASMIN TEIXEIRA"
    "autor_email" => "hyasmin06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26422
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 113
    "inscrito_id" => 683
    "titulo" => "DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES UTILIZANDO O WINPLOT."
    "resumo" => "O estudo de Sistemas de Equações Lineares tem sido repassado atualmente de modo exagerado, destacando a resolução algébrica de exercícios para a memorização de fórmulas e deixando de lado as suas aplicações. Gerando problemas na compreensão, pois exige do aprendiz uma abstração do seu sentido prático. Além da representação algébrica, uma das principais inquietações no ensino de matemática é a representação gráfica. A modificação de uma representação para outra é importante para a compreensão e, em geral, é de difícil entendimento. Porém, existem hoje tecnologias de informação e comunicação que disponibiliza de um leque de instrumentos que podem ser usado no ensino de matemática. Essas tecnologias estão cada vez mais sendo inseridas no contexto escolar, servindo de táticas complementares ao processo de ensino-aprendizagem que expande as possibilidades produtivas em sala de aula. É nessa perspectiva que a utilização de softwares no ensino da matemática é algo que pode ser tomado como parte da atual sociedade do conhecimento. Diante disso, escolhemos o software educativo de plotagens de gráficos winplot, e desenvolvemos uma pesquisa partindo do pressuposto de que este software contribui para a compreensão do nosso objeto de estudo, os Sistemas de Equações Lineares. No entanto, surgiu à problemática de como a representação gráfica dos sistemas por meio do winplot, pode contribuir para a compreensão, resolução e discussão desses sistemas? Em consequência, objetivamos nossa pesquisa em discutir e analisar do ponto de vista geométrico a contribuição do software winplot no estudo de Sistemas de Equações Lineares. Faremos isso, definindo inicialmente o conceito de Sistemas de Equações Lineares, enfatizando suas possíveis soluções bem como eles podem ser classificados. Em seguida, apresentamos o winplot que exploraremos em nossa pesquisa, de modo sucinto. Por fim, iremos resolver algumas atividades envolvendo sistemas de equações lineares discutindo a partir da sua representação gráfica, com o intuito de expor a contribuição do software para a compreensão das mesmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES, SOFTWARE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID683_29102016214540.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HYASMIN DÁLLIA DE PAIVA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "HYASMIN TEIXEIRA"
    "autor_email" => "hyasmin06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O estudo de Sistemas de Equações Lineares tem sido repassado atualmente de modo exagerado, destacando a resolução algébrica de exercícios para a memorização de fórmulas e deixando de lado as suas aplicações. Gerando problemas na compreensão, pois exige do aprendiz uma abstração do seu sentido prático. Além da representação algébrica, uma das principais inquietações no ensino de matemática é a representação gráfica. A modificação de uma representação para outra é importante para a compreensão e, em geral, é de difícil entendimento. Porém, existem hoje tecnologias de informação e comunicação que disponibiliza de um leque de instrumentos que podem ser usado no ensino de matemática. Essas tecnologias estão cada vez mais sendo inseridas no contexto escolar, servindo de táticas complementares ao processo de ensino-aprendizagem que expande as possibilidades produtivas em sala de aula. É nessa perspectiva que a utilização de softwares no ensino da matemática é algo que pode ser tomado como parte da atual sociedade do conhecimento. Diante disso, escolhemos o software educativo de plotagens de gráficos winplot, e desenvolvemos uma pesquisa partindo do pressuposto de que este software contribui para a compreensão do nosso objeto de estudo, os Sistemas de Equações Lineares. No entanto, surgiu à problemática de como a representação gráfica dos sistemas por meio do winplot, pode contribuir para a compreensão, resolução e discussão desses sistemas? Em consequência, objetivamos nossa pesquisa em discutir e analisar do ponto de vista geométrico a contribuição do software winplot no estudo de Sistemas de Equações Lineares. Faremos isso, definindo inicialmente o conceito de Sistemas de Equações Lineares, enfatizando suas possíveis soluções bem como eles podem ser classificados. Em seguida, apresentamos o winplot que exploraremos em nossa pesquisa, de modo sucinto. Por fim, iremos resolver algumas atividades envolvendo sistemas de equações lineares discutindo a partir da sua representação gráfica, com o intuito de expor a contribuição do software para a compreensão das mesmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.