ESTIMULANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26430 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "ESTIMULANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Apresentaremos a seguir um relato abordando questões relacionadas a atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), as quais foram realizadas na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade de Pesqueira-PE sob a supervisão do professor Joelson Barbosa de Lima, essas atividades foram desenvolvidas a partir de uma intervenção feita por três estudantes de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE – Campus Pesqueira - Pernambuco, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, visando contribuir no processo ensino-aprendizagem, dando ênfase ao conteúdo das propriedades das potências. Dessa forma, iniciamos uma pesquisa relacionada a importância da inserção de jogos no ensino de matemática, e as dificuldades encontradas no ensino de potências, procurando estar sempre refletindo no decorrer de nossa pesquisa que é possível encontrar maneiras diferenciadas de aprender e também ensinar Matemática de forma dinâmica, descobrindo meios que possibilitem ao estudante desenvolver habilidades que proporcionem a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Assim, foi possível a percepção de que a utilização do jogo no ensino das potências, é um recurso que permite ao estudante desenvolver o seu raciocínio, estimular o cálculo mental, ajudar a trabalhar e compreender os conceitos de forma lúdica e ainda proporcionar autoconfiança, organização, concentração e autonomia diante do conteúdo abordado. É necessário entender que a educação tem como principal objetivo formar cidadãos críticos, criativos, participativos que apresentem condições para criar estratégias e construir novos conhecimentos, analisando que o processo de ensino aprendizagem está em constante transformação e aperfeiçoamento na tentativa de melhorar a situação educacional. Então o lúdico vem se apresentando como uma inovação na prática pedagógica, colaborando para o aprendizado dos alunos e oportunizando ao educador a preparação de aulas dinâmicas ajudando o aluno a interagir de forma mais expressiva na sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio" "palavra_chave" => "PIBID, JOGO, PROPRIEDADES DAS POTÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA14_ID274_27102016170122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCICLEIDE MATIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCICLEIDE" "autor_email" => "marcicleide.matias@gmail." "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26430 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 274 "titulo" => "ESTIMULANDO O APRENDIZADO ATRAVÉS DE JOGO NO ENSINO DE POTÊNCIAS DE NÚMEROS INTEIROS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Apresentaremos a seguir um relato abordando questões relacionadas a atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), as quais foram realizadas na Escola Professora Margarida de Lima Falcão, localizada na cidade de Pesqueira-PE sob a supervisão do professor Joelson Barbosa de Lima, essas atividades foram desenvolvidas a partir de uma intervenção feita por três estudantes de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE – Campus Pesqueira - Pernambuco, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, visando contribuir no processo ensino-aprendizagem, dando ênfase ao conteúdo das propriedades das potências. Dessa forma, iniciamos uma pesquisa relacionada a importância da inserção de jogos no ensino de matemática, e as dificuldades encontradas no ensino de potências, procurando estar sempre refletindo no decorrer de nossa pesquisa que é possível encontrar maneiras diferenciadas de aprender e também ensinar Matemática de forma dinâmica, descobrindo meios que possibilitem ao estudante desenvolver habilidades que proporcionem a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Assim, foi possível a percepção de que a utilização do jogo no ensino das potências, é um recurso que permite ao estudante desenvolver o seu raciocínio, estimular o cálculo mental, ajudar a trabalhar e compreender os conceitos de forma lúdica e ainda proporcionar autoconfiança, organização, concentração e autonomia diante do conteúdo abordado. É necessário entender que a educação tem como principal objetivo formar cidadãos críticos, criativos, participativos que apresentem condições para criar estratégias e construir novos conhecimentos, analisando que o processo de ensino aprendizagem está em constante transformação e aperfeiçoamento na tentativa de melhorar a situação educacional. Então o lúdico vem se apresentando como uma inovação na prática pedagógica, colaborando para o aprendizado dos alunos e oportunizando ao educador a preparação de aulas dinâmicas ajudando o aluno a interagir de forma mais expressiva na sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio" "palavra_chave" => "PIBID, JOGO, PROPRIEDADES DAS POTÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA14_ID274_27102016170122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCICLEIDE MATIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCICLEIDE" "autor_email" => "marcicleide.matias@gmail." "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }