Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: ESTATÍSTICA, ENSINO MATEMÁTICA, TEMAS TRANSVERSAIS Comunicação Oral (CO) ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26470
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um relato de uma proposta de ensino realizada durante a disciplina de Prática Pedagógica IV, período 2016.1, para graduandos do curso de Licenciatura em Matemática na UEPB. No referido trabalho utilizamo-nos dos temas transversais, orientados e sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, especificamente o Ensino de Estatística, cujo interesse pelo seu ensino vem sendo redescoberto, ensejando a busca por novas formas de ensinar esse conteúdo, no contexto de valorização do ensino de Matemática, na possibilidade de tornar o acesso a esse conhecimento mais democratizado. Assim, levantamos o seguinte problema de pesquisa: como ensinar Estatística Básica de uma forma significativa? Para responder a essa questão tivemos como objetivo: refletir sobre o ensino de Estatística, através do relato de uma experiência de ensino interdisciplinar, utilizando o tema transversal meio ambiente, mais precisamente abordando a problemática do desmatamento da Mata Atlântica. Como instrumento de avaliação empregamos um questionário e a observação participante no decorrer da apresentação. Ao analisarmos as respostas das questões e as observações realizadas percebemos grande aceitação da proposta apresentada por parte do grupo de professores em formação que fizeram parte da aula. A turma interagiu de forma bastante satisfatória, respondendo de uma maneira geral que além de terem visto o conteúdo ministrado puderam conhecer de uma forma crítica a realidade da mata atlântica, quanto ao seu potencial em relação à fauna e à flora e às questões inerentes ao seu desmatamento. Além do mais, os alunos opinaram positivamente quanto ao ensino de Matemática considerando a perspectiva interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, ENSINO MATEMÁTICA, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID466_01112016143938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE DE ARAUJO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE"
    "autor_email" => "monique-araujosousa@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26470
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE"
    "resumo" => "O presente artigo apresenta um relato de uma proposta de ensino realizada durante a disciplina de Prática Pedagógica IV, período 2016.1, para graduandos do curso de Licenciatura em Matemática na UEPB. No referido trabalho utilizamo-nos dos temas transversais, orientados e sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, especificamente o Ensino de Estatística, cujo interesse pelo seu ensino vem sendo redescoberto, ensejando a busca por novas formas de ensinar esse conteúdo, no contexto de valorização do ensino de Matemática, na possibilidade de tornar o acesso a esse conhecimento mais democratizado. Assim, levantamos o seguinte problema de pesquisa: como ensinar Estatística Básica de uma forma significativa? Para responder a essa questão tivemos como objetivo: refletir sobre o ensino de Estatística, através do relato de uma experiência de ensino interdisciplinar, utilizando o tema transversal meio ambiente, mais precisamente abordando a problemática do desmatamento da Mata Atlântica. Como instrumento de avaliação empregamos um questionário e a observação participante no decorrer da apresentação. Ao analisarmos as respostas das questões e as observações realizadas percebemos grande aceitação da proposta apresentada por parte do grupo de professores em formação que fizeram parte da aula. A turma interagiu de forma bastante satisfatória, respondendo de uma maneira geral que além de terem visto o conteúdo ministrado puderam conhecer de uma forma crítica a realidade da mata atlântica, quanto ao seu potencial em relação à fauna e à flora e às questões inerentes ao seu desmatamento. Além do mais, os alunos opinaram positivamente quanto ao ensino de Matemática considerando a perspectiva interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, ENSINO MATEMÁTICA, TEMAS TRANSVERSAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID466_01112016143938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONIQUE DE ARAUJO SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MONIQUE"
    "autor_email" => "monique-araujosousa@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de uma proposta de ensino realizada durante a disciplina de Prática Pedagógica IV, período 2016.1, para graduandos do curso de Licenciatura em Matemática na UEPB. No referido trabalho utilizamo-nos dos temas transversais, orientados e sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, especificamente o Ensino de Estatística, cujo interesse pelo seu ensino vem sendo redescoberto, ensejando a busca por novas formas de ensinar esse conteúdo, no contexto de valorização do ensino de Matemática, na possibilidade de tornar o acesso a esse conhecimento mais democratizado. Assim, levantamos o seguinte problema de pesquisa: como ensinar Estatística Básica de uma forma significativa? Para responder a essa questão tivemos como objetivo: refletir sobre o ensino de Estatística, através do relato de uma experiência de ensino interdisciplinar, utilizando o tema transversal meio ambiente, mais precisamente abordando a problemática do desmatamento da Mata Atlântica. Como instrumento de avaliação empregamos um questionário e a observação participante no decorrer da apresentação. Ao analisarmos as respostas das questões e as observações realizadas percebemos grande aceitação da proposta apresentada por parte do grupo de professores em formação que fizeram parte da aula. A turma interagiu de forma bastante satisfatória, respondendo de uma maneira geral que além de terem visto o conteúdo ministrado puderam conhecer de uma forma crítica a realidade da mata atlântica, quanto ao seu potencial em relação à fauna e à flora e às questões inerentes ao seu desmatamento. Além do mais, os alunos opinaram positivamente quanto ao ensino de Matemática considerando a perspectiva interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.