O presente artigo apresenta um relato de uma proposta de ensino realizada durante a disciplina de Prática Pedagógica IV, período 2016.1, para graduandos do curso de Licenciatura em Matemática na UEPB. No referido trabalho utilizamo-nos dos temas transversais, orientados e sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, especificamente o Ensino de Estatística, cujo interesse pelo seu ensino vem sendo redescoberto, ensejando a busca por novas formas de ensinar esse conteúdo, no contexto de valorização do ensino de Matemática, na possibilidade de tornar o acesso a esse conhecimento mais democratizado. Assim, levantamos o seguinte problema de pesquisa: como ensinar Estatística Básica de uma forma significativa? Para responder a essa questão tivemos como objetivo: refletir sobre o ensino de Estatística, através do relato de uma experiência de ensino interdisciplinar, utilizando o tema transversal meio ambiente, mais precisamente abordando a problemática do desmatamento da Mata Atlântica. Como instrumento de avaliação empregamos um questionário e a observação participante no decorrer da apresentação. Ao analisarmos as respostas das questões e as observações realizadas percebemos grande aceitação da proposta apresentada por parte do grupo de professores em formação que fizeram parte da aula. A turma interagiu de forma bastante satisfatória, respondendo de uma maneira geral que além de terem visto o conteúdo ministrado puderam conhecer de uma forma crítica a realidade da mata atlântica, quanto ao seu potencial em relação à fauna e à flora e às questões inerentes ao seu desmatamento. Além do mais, os alunos opinaram positivamente quanto ao ensino de Matemática considerando a perspectiva interdisciplinar.