O ENSINO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26470 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente artigo apresenta um relato de uma proposta de ensino realizada durante a disciplina de Prática Pedagógica IV, período 2016.1, para graduandos do curso de Licenciatura em Matemática na UEPB. No referido trabalho utilizamo-nos dos temas transversais, orientados e sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, especificamente o Ensino de Estatística, cujo interesse pelo seu ensino vem sendo redescoberto, ensejando a busca por novas formas de ensinar esse conteúdo, no contexto de valorização do ensino de Matemática, na possibilidade de tornar o acesso a esse conhecimento mais democratizado. Assim, levantamos o seguinte problema de pesquisa: como ensinar Estatística Básica de uma forma significativa? Para responder a essa questão tivemos como objetivo: refletir sobre o ensino de Estatística, através do relato de uma experiência de ensino interdisciplinar, utilizando o tema transversal meio ambiente, mais precisamente abordando a problemática do desmatamento da Mata Atlântica. Como instrumento de avaliação empregamos um questionário e a observação participante no decorrer da apresentação. Ao analisarmos as respostas das questões e as observações realizadas percebemos grande aceitação da proposta apresentada por parte do grupo de professores em formação que fizeram parte da aula. A turma interagiu de forma bastante satisfatória, respondendo de uma maneira geral que além de terem visto o conteúdo ministrado puderam conhecer de uma forma crítica a realidade da mata atlântica, quanto ao seu potencial em relação à fauna e à flora e às questões inerentes ao seu desmatamento. Além do mais, os alunos opinaram positivamente quanto ao ensino de Matemática considerando a perspectiva interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio" "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, ENSINO MATEMÁTICA, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID466_01112016143938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE DE ARAUJO SOUSA" "autor_nome_curto" => "MONIQUE" "autor_email" => "monique-araujosousa@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26470 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 220 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA ATRAVÉS DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente artigo apresenta um relato de uma proposta de ensino realizada durante a disciplina de Prática Pedagógica IV, período 2016.1, para graduandos do curso de Licenciatura em Matemática na UEPB. No referido trabalho utilizamo-nos dos temas transversais, orientados e sugeridos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como ferramenta para a exploração de conteúdos matemáticos, especificamente o Ensino de Estatística, cujo interesse pelo seu ensino vem sendo redescoberto, ensejando a busca por novas formas de ensinar esse conteúdo, no contexto de valorização do ensino de Matemática, na possibilidade de tornar o acesso a esse conhecimento mais democratizado. Assim, levantamos o seguinte problema de pesquisa: como ensinar Estatística Básica de uma forma significativa? Para responder a essa questão tivemos como objetivo: refletir sobre o ensino de Estatística, através do relato de uma experiência de ensino interdisciplinar, utilizando o tema transversal meio ambiente, mais precisamente abordando a problemática do desmatamento da Mata Atlântica. Como instrumento de avaliação empregamos um questionário e a observação participante no decorrer da apresentação. Ao analisarmos as respostas das questões e as observações realizadas percebemos grande aceitação da proposta apresentada por parte do grupo de professores em formação que fizeram parte da aula. A turma interagiu de forma bastante satisfatória, respondendo de uma maneira geral que além de terem visto o conteúdo ministrado puderam conhecer de uma forma crítica a realidade da mata atlântica, quanto ao seu potencial em relação à fauna e à flora e às questões inerentes ao seu desmatamento. Além do mais, os alunos opinaram positivamente quanto ao ensino de Matemática considerando a perspectiva interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-14: Formação de Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio" "palavra_chave" => "ESTATÍSTICA, ENSINO MATEMÁTICA, TEMAS TRANSVERSAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA14_ID466_01112016143938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONIQUE DE ARAUJO SOUSA" "autor_nome_curto" => "MONIQUE" "autor_email" => "monique-araujosousa@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }