Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA GESTALT

Palavra-chaves: TEORIA DA GESTALT, ENSINO DE GEOMETRIA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET-12: Cognição e Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26471
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA GESTALT"
    "resumo" => "Sabemos da importância que tem o ensino de Geometria, bem como a importância que deve ser dada ao modo como for apresentado. No entanto, houve um tempo em que quando não se encontrava ausente nas salas de aula de Matemática, era apresentada sem articulação, nem entre seus próprios conceitos, nem entre seus conceitos e de outros conteúdos. Com isso, surgiu a necessidade de que pesquisadores promovessem tal ensino em pesquisas e discussões nas quais propunham métodos que se utilizassem de diferentes teorias na pretensão de não só reerguer o ensino de Geometria, mas também, discutir como apresentá-lo da melhor forma visando o efetivo aprendizado. Caminhando nessa mesma direção, tratamos neste artigo de uma pesquisa bibliográfica na qual discorremos sobre o ensino de Geometria sob a perspectiva da teoria da Gestalt, considerando que sob tal perspectiva podem ser articulados os conceitos geométricos como um todo, e que através da percepção deste todo se dê o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-12: Cognição e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA GESTALT, ENSINO DE GEOMETRIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA12_ID172_14102016160025.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26471
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 41
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA GESTALT"
    "resumo" => "Sabemos da importância que tem o ensino de Geometria, bem como a importância que deve ser dada ao modo como for apresentado. No entanto, houve um tempo em que quando não se encontrava ausente nas salas de aula de Matemática, era apresentada sem articulação, nem entre seus próprios conceitos, nem entre seus conceitos e de outros conteúdos. Com isso, surgiu a necessidade de que pesquisadores promovessem tal ensino em pesquisas e discussões nas quais propunham métodos que se utilizassem de diferentes teorias na pretensão de não só reerguer o ensino de Geometria, mas também, discutir como apresentá-lo da melhor forma visando o efetivo aprendizado. Caminhando nessa mesma direção, tratamos neste artigo de uma pesquisa bibliográfica na qual discorremos sobre o ensino de Geometria sob a perspectiva da teoria da Gestalt, considerando que sob tal perspectiva podem ser articulados os conceitos geométricos como um todo, e que através da percepção deste todo se dê o processo de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-12: Cognição e Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TEORIA DA GESTALT, ENSINO DE GEOMETRIA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA12_ID172_14102016160025.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Sabemos da importância que tem o ensino de Geometria, bem como a importância que deve ser dada ao modo como for apresentado. No entanto, houve um tempo em que quando não se encontrava ausente nas salas de aula de Matemática, era apresentada sem articulação, nem entre seus próprios conceitos, nem entre seus conceitos e de outros conteúdos. Com isso, surgiu a necessidade de que pesquisadores promovessem tal ensino em pesquisas e discussões nas quais propunham métodos que se utilizassem de diferentes teorias na pretensão de não só reerguer o ensino de Geometria, mas também, discutir como apresentá-lo da melhor forma visando o efetivo aprendizado. Caminhando nessa mesma direção, tratamos neste artigo de uma pesquisa bibliográfica na qual discorremos sobre o ensino de Geometria sob a perspectiva da teoria da Gestalt, considerando que sob tal perspectiva podem ser articulados os conceitos geométricos como um todo, e que através da percepção deste todo se dê o processo de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.