Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES PERSONALIDADES DOS NÚMEROS RACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, PERSONALIDADE DO NÚMERO RACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) ET-01: Avaliação em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26519
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 697
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES PERSONALIDADES DOS NÚMEROS RACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os livros didáticos do segundo ciclo dos anos finais do Ensino Fundamental já abordam conceito e definições do número Racional. Neste sentido, a presente pesquisa, buscou analisar livros didáticos de Matemática do 6° e 7° anos. Os livros escolhidos fazem parte do Projeto Velear, coleção adotada por Escolas Estaduais da Cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Objetivou-se analisar como as personalidades do Número Racional, tais como: Operador, Quociente, Razão, Ponto Racional e Fração são abordados, e em que tipo de atividades estão sendo aplicadas. Na realização dessa abordagem, partimos da premissa de que, elaborar um estudo sobre as diferentes personalidades dos Números Racionais em livros didáticos, pode ser um meio de efetuar comparações e, consequentemente, favorecer o professor, bem como os alunos para atentar às diferenças e aplicações que cada uma apresenta. Para fundamentar nosso estudo recorremos aos teóricos do Campo da Educação e Educação Matemática. Refletimos sobre o Ensino de Matemática, o qual tem sido alvo de debates em torno de seus princípios e objetivos no meio Educacional. Também discorremos sobre a importância e função do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, o mesmo estabelecido como ferramenta eficaz. Ainda enfatizamos a epistemologia do Número Racional.  Esse estudo mostrou que os livros didáticos analisados apresentam a maioria das personalidades, mas nem sempre trazem definições precisas quanto às personalidades destacadas no trabalho. Ademais, acreditamos que, um estudo sobre as personalidades do Número Racional em livros didáticos que possam apresentar suas comparações entre suas definições, assim como atividades que os diferenciem podem trazer riquíssimas contribuições para o trabalho do professor em sala de aula e para a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PERSONALIDADE DO NÚMERO RACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID697_29102016000313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "MIS SANTIAGO"
    "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26519
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 697
    "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE AS DIFERENTES PERSONALIDADES DOS NÚMEROS RACIONAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os livros didáticos do segundo ciclo dos anos finais do Ensino Fundamental já abordam conceito e definições do número Racional. Neste sentido, a presente pesquisa, buscou analisar livros didáticos de Matemática do 6° e 7° anos. Os livros escolhidos fazem parte do Projeto Velear, coleção adotada por Escolas Estaduais da Cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Objetivou-se analisar como as personalidades do Número Racional, tais como: Operador, Quociente, Razão, Ponto Racional e Fração são abordados, e em que tipo de atividades estão sendo aplicadas. Na realização dessa abordagem, partimos da premissa de que, elaborar um estudo sobre as diferentes personalidades dos Números Racionais em livros didáticos, pode ser um meio de efetuar comparações e, consequentemente, favorecer o professor, bem como os alunos para atentar às diferenças e aplicações que cada uma apresenta. Para fundamentar nosso estudo recorremos aos teóricos do Campo da Educação e Educação Matemática. Refletimos sobre o Ensino de Matemática, o qual tem sido alvo de debates em torno de seus princípios e objetivos no meio Educacional. Também discorremos sobre a importância e função do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, o mesmo estabelecido como ferramenta eficaz. Ainda enfatizamos a epistemologia do Número Racional.  Esse estudo mostrou que os livros didáticos analisados apresentam a maioria das personalidades, mas nem sempre trazem definições precisas quanto às personalidades destacadas no trabalho. Ademais, acreditamos que, um estudo sobre as personalidades do Número Racional em livros didáticos que possam apresentar suas comparações entre suas definições, assim como atividades que os diferenciem podem trazer riquíssimas contribuições para o trabalho do professor em sala de aula e para a aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-01: Avaliação em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, PERSONALIDADE DO NÚMERO RACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA1_ID697_29102016000313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MISLEIDE SILVA SANTIAGO"
    "autor_nome_curto" => "MIS SANTIAGO"
    "autor_email" => "misleide.santiago@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Os livros didáticos do segundo ciclo dos anos finais do Ensino Fundamental já abordam conceito e definições do número Racional. Neste sentido, a presente pesquisa, buscou analisar livros didáticos de Matemática do 6° e 7° anos. Os livros escolhidos fazem parte do Projeto Velear, coleção adotada por Escolas Estaduais da Cidade de Campina Grande no Estado da Paraíba. Objetivou-se analisar como as personalidades do Número Racional, tais como: Operador, Quociente, Razão, Ponto Racional e Fração são abordados, e em que tipo de atividades estão sendo aplicadas. Na realização dessa abordagem, partimos da premissa de que, elaborar um estudo sobre as diferentes personalidades dos Números Racionais em livros didáticos, pode ser um meio de efetuar comparações e, consequentemente, favorecer o professor, bem como os alunos para atentar às diferenças e aplicações que cada uma apresenta. Para fundamentar nosso estudo recorremos aos teóricos do Campo da Educação e Educação Matemática. Refletimos sobre o Ensino de Matemática, o qual tem sido alvo de debates em torno de seus princípios e objetivos no meio Educacional. Também discorremos sobre a importância e função do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática, o mesmo estabelecido como ferramenta eficaz. Ainda enfatizamos a epistemologia do Número Racional. Esse estudo mostrou que os livros didáticos analisados apresentam a maioria das personalidades, mas nem sempre trazem definições precisas quanto às personalidades destacadas no trabalho. Ademais, acreditamos que, um estudo sobre as personalidades do Número Racional em livros didáticos que possam apresentar suas comparações entre suas definições, assim como atividades que os diferenciem podem trazer riquíssimas contribuições para o trabalho do professor em sala de aula e para a aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.