A IMPORTÂNCIA DO USO EM SALA DE AULA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE DISTÂNCIA ENTRE UM PONTO E UMA RETA E ÁREA DE UMA REGIÃO TRIANGULAR
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26386 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO EM SALA DE AULA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE DISTÂNCIA ENTRE UM PONTO E UMA RETA E ÁREA DE UMA REGIÃO TRIANGULAR" "resumo" => "A Educação Matemática, enquanto área de pesquisa, favorece uma constante busca de novas metodologias de ensino, ou do aperfeiçoamento das existentes, em prol da melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática em todos os níveis escolares: infantil, fundamental, médio e até mesmo o nível superior. Tal fato se deve, em parte, ao (re)aparecimento e/ou fortalecimento da metodologia de resolução de problemas no âmbito do ensino dessa disciplina. O presente artigo é resultado do início de um estudo sobre a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, elaborada pelo pesquisador Raymond Duval, produzido na disciplina “Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio”, do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no Semestre letivo 2016.1. Abordamos, de forma embrionária, a problemática da compreensão de conteúdos e conceitos envolvidos nas Situações-Problema, ou simplesmente Problemas, estreitamente relacionadas à interpretação destes e, dentro dos nossos objetivos, refletimos sobre alguns princípios da teoria citada além de apresentarmos um planejamento de aula o qual mostra a importância do uso da Teoria dos Registros de Representações Semióticas para construção de conceitos de Distância entre um Ponto e uma Reta e Área de uma Região Triangular, com ênfase na conversão dos registros de representação, a saber: língua natural, gráfico e forma algébrica, procurando, constantemente, expor o objeto matemático preservado nestas diferentes formas de representação semiótica. Desta forma, pretendemos contribuir com a construção e apreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo em questão. E de uma forma geral possibilitar a acesso mais democrático do conhecimento matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, SEMIÓTICA, REPRESENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA8_ID844_30102016191947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOZART EDSON LOPES GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MOZART" "autor_email" => "mozart.edson21@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26386 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 168 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO EM SALA DE AULA DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE DISTÂNCIA ENTRE UM PONTO E UMA RETA E ÁREA DE UMA REGIÃO TRIANGULAR" "resumo" => "A Educação Matemática, enquanto área de pesquisa, favorece uma constante busca de novas metodologias de ensino, ou do aperfeiçoamento das existentes, em prol da melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática em todos os níveis escolares: infantil, fundamental, médio e até mesmo o nível superior. Tal fato se deve, em parte, ao (re)aparecimento e/ou fortalecimento da metodologia de resolução de problemas no âmbito do ensino dessa disciplina. O presente artigo é resultado do início de um estudo sobre a Teoria dos Registros de Representações Semióticas, elaborada pelo pesquisador Raymond Duval, produzido na disciplina “Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio”, do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, no Semestre letivo 2016.1. Abordamos, de forma embrionária, a problemática da compreensão de conteúdos e conceitos envolvidos nas Situações-Problema, ou simplesmente Problemas, estreitamente relacionadas à interpretação destes e, dentro dos nossos objetivos, refletimos sobre alguns princípios da teoria citada além de apresentarmos um planejamento de aula o qual mostra a importância do uso da Teoria dos Registros de Representações Semióticas para construção de conceitos de Distância entre um Ponto e uma Reta e Área de uma Região Triangular, com ênfase na conversão dos registros de representação, a saber: língua natural, gráfico e forma algébrica, procurando, constantemente, expor o objeto matemático preservado nestas diferentes formas de representação semiótica. Desta forma, pretendemos contribuir com a construção e apreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo em questão. E de uma forma geral possibilitar a acesso mais democrático do conhecimento matemático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-08: Resolução de Problemas em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, SEMIÓTICA, REPRESENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA8_ID844_30102016191947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOZART EDSON LOPES GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "MOZART" "autor_email" => "mozart.edson21@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }