Este trabalho insere-se na área da pesquisa em educação matemática e leva em consideração, as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s de matemática (BRASIL, 1997), em que os conteúdos matemáticos devem ser trabalhados no Ensino Fundamental a partir de dois aspectos: a contextualização e a interdisciplinaridade. Partindo do visível déficit dos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, interessou-me a investigação do modo como o conteúdo de estudo das frações é trabalhado na sala de aula de Matemática, no Ensino Fundamental. Identificou-se inicialmente o modo como o ensino aprendizagem de frações é desenvolvido no ambiente escolar; em seguida, avaliou-se as possíveis contribuições e dilemas do uso de gêneros textuais na sala de aula de Matemática e, por fim, realizou-se a elaboração de uma atividade com a leitura e interpretação do texto “receita culinária” a partir da qual podemos trabalhar com o conteúdo de frações numa sequência didática que favorece a compreensão e interpretação dos alunos nas aulas de Matemática. Constatou-se, através de pesquisas bibliográficas, que a interdisciplinaridade envolvendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é fundamental para uma aprendizagem significativa, pois possibilita a contextualização e compartilhamento de saberes, além de promover a leitura, fundamental ao crescimento cognitivo do aluno.