OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES.
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26503 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 828 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES." "resumo" => "Este trabalho insere-se na área da pesquisa em educação matemática e leva em consideração, as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s de matemática (BRASIL, 1997), em que os conteúdos matemáticos devem ser trabalhados no Ensino Fundamental a partir de dois aspectos: a contextualização e a interdisciplinaridade. Partindo do visível déficit dos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, interessou-me a investigação do modo como o conteúdo de estudo das frações é trabalhado na sala de aula de Matemática, no Ensino Fundamental. Identificou-se inicialmente o modo como o ensino aprendizagem de frações é desenvolvido no ambiente escolar; em seguida, avaliou-se as possíveis contribuições e dilemas do uso de gêneros textuais na sala de aula de Matemática e, por fim, realizou-se a elaboração de uma atividade com a leitura e interpretação do texto “receita culinária” a partir da qual podemos trabalhar com o conteúdo de frações numa sequência didática que favorece a compreensão e interpretação dos alunos nas aulas de Matemática. Constatou-se, através de pesquisas bibliográficas, que a interdisciplinaridade envolvendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é fundamental para uma aprendizagem significativa, pois possibilita a contextualização e compartilhamento de saberes, além de promover a leitura, fundamental ao crescimento cognitivo do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA., LÍNGUA PORTUGUESA., ENSINO DE FRAÇÕES., APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA., APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID828_30102016170023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYARA CRYSTINA PEREIRA BENIGNO" "autor_nome_curto" => "TAYARA" "autor_email" => "tayara0703@gmail.com" "autor_ies" => "CDSL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26503 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 828 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES." "resumo" => "Este trabalho insere-se na área da pesquisa em educação matemática e leva em consideração, as orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s de matemática (BRASIL, 1997), em que os conteúdos matemáticos devem ser trabalhados no Ensino Fundamental a partir de dois aspectos: a contextualização e a interdisciplinaridade. Partindo do visível déficit dos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, interessou-me a investigação do modo como o conteúdo de estudo das frações é trabalhado na sala de aula de Matemática, no Ensino Fundamental. Identificou-se inicialmente o modo como o ensino aprendizagem de frações é desenvolvido no ambiente escolar; em seguida, avaliou-se as possíveis contribuições e dilemas do uso de gêneros textuais na sala de aula de Matemática e, por fim, realizou-se a elaboração de uma atividade com a leitura e interpretação do texto “receita culinária” a partir da qual podemos trabalhar com o conteúdo de frações numa sequência didática que favorece a compreensão e interpretação dos alunos nas aulas de Matemática. Constatou-se, através de pesquisas bibliográficas, que a interdisciplinaridade envolvendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é fundamental para uma aprendizagem significativa, pois possibilita a contextualização e compartilhamento de saberes, além de promover a leitura, fundamental ao crescimento cognitivo do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA., LÍNGUA PORTUGUESA., ENSINO DE FRAÇÕES., APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA., APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA3_ID828_30102016170023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYARA CRYSTINA PEREIRA BENIGNO" "autor_nome_curto" => "TAYARA" "autor_email" => "tayara0703@gmail.com" "autor_ies" => "CDSL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }