O ENSINO DE GEOMETRIA: UM MODELO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26472 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 689 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA: UM MODELO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos no contexto da Educação Brasileira precisa ser repensada no que se diz respeito à figura do Professor Educador, bem como é válido ressaltar a relevância das particularidades dos alunos inseridos nessa modalidade a fim de incorporar no planejamento atividades adaptadas para este público. Neste sentido, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de refletir sobre o Ensino de Matemática voltado especificamente a conteúdos de Geometria a partir de um modelo didático aplicado em uma turma da EJA. Apresentamos ainda pontos cruciais do contexto histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e descrevemos o perfil dos alunos inseridos nessa realidade. Por outro lado, ressaltamos alguns discursos baseados em teóricos da área de Educação e Educação Matemática sobre o papel do professor nessa modalidade de ensino. As atividades apresentadas são direcionadas ao Ensino de Geometria, tais quais, enfatizavam as figuras planas e suas características. Adiante, destacamos a história da Matemática, a manipulação de materiais didáticos e o uso de saberes do cotidiano como molas propulsoras dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados apontam que, os alunos apresentavam pouco conhecimento sobre tópicos de história da Matemática, mas especificamente quando relacionada ao contexto histórico da Geometria. A partir das atividades direcionadas, os alunos puderam perceber o quão significativo é conhecer sobre a origem da Matemática, como se deu seu desenvolvimento, quais os principais matemáticos e suas contribuições para a execução de situações do cotidiano, bem como é imprescindível poder relacionar o Ensino da Geometria com objetos geométricos de fácil acesso e comum a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA6_ID689_29102016013525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS" "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26472 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 101 "inscrito_id" => 689 "titulo" => "O ENSINO DE GEOMETRIA: UM MODELO DIDÁTICO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos no contexto da Educação Brasileira precisa ser repensada no que se diz respeito à figura do Professor Educador, bem como é válido ressaltar a relevância das particularidades dos alunos inseridos nessa modalidade a fim de incorporar no planejamento atividades adaptadas para este público. Neste sentido, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de refletir sobre o Ensino de Matemática voltado especificamente a conteúdos de Geometria a partir de um modelo didático aplicado em uma turma da EJA. Apresentamos ainda pontos cruciais do contexto histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, e descrevemos o perfil dos alunos inseridos nessa realidade. Por outro lado, ressaltamos alguns discursos baseados em teóricos da área de Educação e Educação Matemática sobre o papel do professor nessa modalidade de ensino. As atividades apresentadas são direcionadas ao Ensino de Geometria, tais quais, enfatizavam as figuras planas e suas características. Adiante, destacamos a história da Matemática, a manipulação de materiais didáticos e o uso de saberes do cotidiano como molas propulsoras dos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Os resultados apontam que, os alunos apresentavam pouco conhecimento sobre tópicos de história da Matemática, mas especificamente quando relacionada ao contexto histórico da Geometria. A partir das atividades direcionadas, os alunos puderam perceber o quão significativo é conhecer sobre a origem da Matemática, como se deu seu desenvolvimento, quais os principais matemáticos e suas contribuições para a execução de situações do cotidiano, bem como é imprescindível poder relacionar o Ensino da Geometria com objetos geométricos de fácil acesso e comum a todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-06: Educação de Jovens e Adultos e Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOMETRIA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA6_ID689_29102016013525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ JORGE CASIMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JORGE SANTOS" "autor_email" => "jorge.cassimiro14@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }