Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: "GEOBASES", MATERIAL DIDÁTICO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26497
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Atualmente há alguns materiais didáticos elaborados com o objetivo de possibilitar que os professores realizem atividades pedagógicas mais eficazes e que resultem numa melhor compreensão por parte dos alunos. Neste trabalho, enfatizaremos o material “Geobases”, criado pelo professor doutor Pedro Ribeiro Barbosa da Universidade Federal de Campina Grande, tendo por intuito de apresentar uma proposta metodológica diferente para o trabalho com bases. Posteriormente, ele ampliou o uso do recurso para atividades com geometria, por conseguinte, com grandezas e medidas. Aliás, a cunhagem do recurso faz alusão tanto à geometria quanto a bases. Este trabalho se compõe de uma parte introdutória, onde fizemos uma rápida introdução da estrutura do material. Em seguida, destacamos alguns exemplos de atividades pedagógicas, contemplando os tópicos de contagem, sistema de numeração, operações básicas, além de aspectos geométricos e das grandezas comprimento e área. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi estudo bibliográfico acerca dos materiais escritos disponibilizados pelo criador do material, pois o livro sobre esse recurso ainda está sendo concluído. Os resultados que esperam ser obtido com o uso desse recurso são a compreensão acerca do melhor entendido da natureza dos conteúdos trabalhados de forma mais dinâmica e didática e o desenvolvimento da capacidade de formação do aluno ao que se refere ao pensamento geométrico e diversos conceitos relacionados aos assuntos trabalhados. O uso do material funciona como estratégia para a aprendizagem do aluno, possibilitando uma experiência manipulativa com o recurso para com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de forma que lhes apresente um ambiente didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => ""GEOBASES", MATERIAL DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA3_ID17_26102016110722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIKELLY GOMES BARBOSA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIKELLY GOM"
    "autor_email" => "francikellyg06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26497
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "O USO DO MATERIAL GEOBASES PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Atualmente há alguns materiais didáticos elaborados com o objetivo de possibilitar que os professores realizem atividades pedagógicas mais eficazes e que resultem numa melhor compreensão por parte dos alunos. Neste trabalho, enfatizaremos o material “Geobases”, criado pelo professor doutor Pedro Ribeiro Barbosa da Universidade Federal de Campina Grande, tendo por intuito de apresentar uma proposta metodológica diferente para o trabalho com bases. Posteriormente, ele ampliou o uso do recurso para atividades com geometria, por conseguinte, com grandezas e medidas. Aliás, a cunhagem do recurso faz alusão tanto à geometria quanto a bases. Este trabalho se compõe de uma parte introdutória, onde fizemos uma rápida introdução da estrutura do material. Em seguida, destacamos alguns exemplos de atividades pedagógicas, contemplando os tópicos de contagem, sistema de numeração, operações básicas, além de aspectos geométricos e das grandezas comprimento e área. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi estudo bibliográfico acerca dos materiais escritos disponibilizados pelo criador do material, pois o livro sobre esse recurso ainda está sendo concluído. Os resultados que esperam ser obtido com o uso desse recurso são a compreensão acerca do melhor entendido da natureza dos conteúdos trabalhados de forma mais dinâmica e didática e o desenvolvimento da capacidade de formação do aluno ao que se refere ao pensamento geométrico e diversos conceitos relacionados aos assuntos trabalhados. O uso do material funciona como estratégia para a aprendizagem do aluno, possibilitando uma experiência manipulativa com o recurso para com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de forma que lhes apresente um ambiente didático."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET-03: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental"
    "palavra_chave" => ""GEOBASES", MATERIAL DIDÁTICO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD4_SA3_ID17_26102016110722.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIKELLY GOMES BARBOSA DE PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIKELLY GOM"
    "autor_email" => "francikellyg06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Atualmente há alguns materiais didáticos elaborados com o objetivo de possibilitar que os professores realizem atividades pedagógicas mais eficazes e que resultem numa melhor compreensão por parte dos alunos. Neste trabalho, enfatizaremos o material “Geobases”, criado pelo professor doutor Pedro Ribeiro Barbosa da Universidade Federal de Campina Grande, tendo por intuito de apresentar uma proposta metodológica diferente para o trabalho com bases. Posteriormente, ele ampliou o uso do recurso para atividades com geometria, por conseguinte, com grandezas e medidas. Aliás, a cunhagem do recurso faz alusão tanto à geometria quanto a bases. Este trabalho se compõe de uma parte introdutória, onde fizemos uma rápida introdução da estrutura do material. Em seguida, destacamos alguns exemplos de atividades pedagógicas, contemplando os tópicos de contagem, sistema de numeração, operações básicas, além de aspectos geométricos e das grandezas comprimento e área. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi estudo bibliográfico acerca dos materiais escritos disponibilizados pelo criador do material, pois o livro sobre esse recurso ainda está sendo concluído. Os resultados que esperam ser obtido com o uso desse recurso são a compreensão acerca do melhor entendido da natureza dos conteúdos trabalhados de forma mais dinâmica e didática e o desenvolvimento da capacidade de formação do aluno ao que se refere ao pensamento geométrico e diversos conceitos relacionados aos assuntos trabalhados. O uso do material funciona como estratégia para a aprendizagem do aluno, possibilitando uma experiência manipulativa com o recurso para com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de forma que lhes apresente um ambiente didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.