Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

ENSINANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: PLANILHA EXCEL, MATEMÁTICA FINANCEIRA, SITUAÇÕES-PROBLEMA, CONSCIENTIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26424
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 121
    "titulo" => "ENSINANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada pelos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associados ao uso da Planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos com Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a Matemática Financeira, de modo que sabiam onde ela estava presente em nosso cotidiano: na hora de fazer a compra de um bem ou serviço, por exemplo. No decorrer da aplicação das atividades, desenvolvemos o conhecimento do alunado sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade, pois a todos os momentos somos atraídos por propagandas e devemos saber se elas representam ou não um bom negócio. Como resultados, percebemos que a aplicação de situações-problemas – relacionadas ao nosso cotidiano e a prática comercial – através da planilha eletrônica facilitou a compreensão dos alunos sobre o conteúdo matemático escolhido, onde, consequentemente, lhes auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as possíveis tomadas de decisões diante um momento de compra, por exemplo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PLANILHA EXCEL, MATEMÁTICA FINANCEIRA, SITUAÇÕES-PROBLEMA, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID121_30102016125003.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZILANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROZILANE SILVA"
    "autor_email" => "rozilanesilva20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26424
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 121
    "titulo" => "ENSINANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada pelos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associados ao uso da Planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos com Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a Matemática Financeira, de modo que sabiam onde ela estava presente em nosso cotidiano: na hora de fazer a compra de um bem ou serviço, por exemplo. No decorrer da aplicação das atividades, desenvolvemos o conhecimento do alunado sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade, pois a todos os momentos somos atraídos por propagandas e devemos saber se elas representam ou não um bom negócio. Como resultados, percebemos que a aplicação de situações-problemas – relacionadas ao nosso cotidiano e a prática comercial – através da planilha eletrônica facilitou a compreensão dos alunos sobre o conteúdo matemático escolhido, onde, consequentemente, lhes auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as possíveis tomadas de decisões diante um momento de compra, por exemplo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-07: As Tecnologias no contexto da Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "PLANILHA EXCEL, MATEMÁTICA FINANCEIRA, SITUAÇÕES-PROBLEMA, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA7_ID121_30102016125003.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROZILANE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROZILANE SILVA"
    "autor_email" => "rozilanesilva20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada pelos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associados ao uso da Planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos com Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a Matemática Financeira, de modo que sabiam onde ela estava presente em nosso cotidiano: na hora de fazer a compra de um bem ou serviço, por exemplo. No decorrer da aplicação das atividades, desenvolvemos o conhecimento do alunado sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade, pois a todos os momentos somos atraídos por propagandas e devemos saber se elas representam ou não um bom negócio. Como resultados, percebemos que a aplicação de situações-problemas – relacionadas ao nosso cotidiano e a prática comercial – através da planilha eletrônica facilitou a compreensão dos alunos sobre o conteúdo matemático escolhido, onde, consequentemente, lhes auxiliou no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as possíveis tomadas de decisões diante um momento de compra, por exemplo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.