Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

MODELAGEM MATEMÁTICA: O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA RENDA RENASCENÇA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA E ISOMETRIA, RENDA RENASCENçA Comunicação Oral (CO) ET-09: Modelagem em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26456
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA RENDA RENASCENÇA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática utilizando a Modelagem Matemática, cuja finalidade se encontra em desenvolver conceitos de ornamentos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da geometria através da análise da Renda Renascença. Para isso, procuramos explicitar a aplicação da Modelagem Matemática como um método de ensino, ela é tão antiga quanto à própria matemática, alguns especialistas acreditam que este seja o caminho mais eficaz e interessante para o ensino da matemática. Nossos conhecimentos sobre Modelagem se apoia nos estudos de Biembengut e Hein (2011) e Bassanezi (2011). Fundamentando-se da análise matemática da Renda Renascença considerando-a como ornamento, buscamos expor a matemática presente no cotidiano de forma dinâmica e instrutiva, valorizando o saber matemático cultural de uma local. A Renda Renascença é um elemento muito presente nas famílias do Agreste pernambucano, mas precisamente nas cidades de Pesqueira e Poção. A arte é confeccionada com agulha, linha e fita, a Renda é muito famosa pelo estilo delicado do bordado, quase sempre tecida pelas mãos habilidosas de mulheres simples, ligado à realidade socioeconômica destas localidades, procuramos estimular a criatividade dos alunos e fazer com que eles participem do processo de aprendizagem mais motivados. Nosso objetivo é abordar conceitos fundamentais da geometria plana, assim como conceitos da isometria ou simetria e conceitos de ornamentos valorizando é contemplando a arte artesanal, em função disso esperamos despertar no estudante o gosto pela matemática, que na maior parte passa a ser incompreendida e desprezada pelos alunos como se a matemática escolar não fizesse parte da própria vida ou não tivesse aplicabilidade para resolução de problemas reais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA E ISOMETRIA, RENDA RENASCENçA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID105_29102016233358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE ML"
    "autor_email" => "francinette_teca@hotmail."
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26456
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 105
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA RENDA RENASCENÇA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática utilizando a Modelagem Matemática, cuja finalidade se encontra em desenvolver conceitos de ornamentos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da geometria através da análise da Renda Renascença. Para isso, procuramos explicitar a aplicação da Modelagem Matemática como um método de ensino, ela é tão antiga quanto à própria matemática, alguns especialistas acreditam que este seja o caminho mais eficaz e interessante para o ensino da matemática. Nossos conhecimentos sobre Modelagem se apoia nos estudos de Biembengut e Hein (2011) e Bassanezi (2011). Fundamentando-se da análise matemática da Renda Renascença considerando-a como ornamento, buscamos expor a matemática presente no cotidiano de forma dinâmica e instrutiva, valorizando o saber matemático cultural de uma local. A Renda Renascença é um elemento muito presente nas famílias do Agreste pernambucano, mas precisamente nas cidades de Pesqueira e Poção. A arte é confeccionada com agulha, linha e fita, a Renda é muito famosa pelo estilo delicado do bordado, quase sempre tecida pelas mãos habilidosas de mulheres simples, ligado à realidade socioeconômica destas localidades, procuramos estimular a criatividade dos alunos e fazer com que eles participem do processo de aprendizagem mais motivados. Nosso objetivo é abordar conceitos fundamentais da geometria plana, assim como conceitos da isometria ou simetria e conceitos de ornamentos valorizando é contemplando a arte artesanal, em função disso esperamos despertar no estudante o gosto pela matemática, que na maior parte passa a ser incompreendida e desprezada pelos alunos como se a matemática escolar não fizesse parte da própria vida ou não tivesse aplicabilidade para resolução de problemas reais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA E ISOMETRIA, RENDA RENASCENçA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID105_29102016233358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE ML"
    "autor_email" => "francinette_teca@hotmail."
    "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática utilizando a Modelagem Matemática, cuja finalidade se encontra em desenvolver conceitos de ornamentos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da geometria através da análise da Renda Renascença. Para isso, procuramos explicitar a aplicação da Modelagem Matemática como um método de ensino, ela é tão antiga quanto à própria matemática, alguns especialistas acreditam que este seja o caminho mais eficaz e interessante para o ensino da matemática. Nossos conhecimentos sobre Modelagem se apoia nos estudos de Biembengut e Hein (2011) e Bassanezi (2011). Fundamentando-se da análise matemática da Renda Renascença considerando-a como ornamento, buscamos expor a matemática presente no cotidiano de forma dinâmica e instrutiva, valorizando o saber matemático cultural de uma local. A Renda Renascença é um elemento muito presente nas famílias do Agreste pernambucano, mas precisamente nas cidades de Pesqueira e Poção. A arte é confeccionada com agulha, linha e fita, a Renda é muito famosa pelo estilo delicado do bordado, quase sempre tecida pelas mãos habilidosas de mulheres simples, ligado à realidade socioeconômica destas localidades, procuramos estimular a criatividade dos alunos e fazer com que eles participem do processo de aprendizagem mais motivados. Nosso objetivo é abordar conceitos fundamentais da geometria plana, assim como conceitos da isometria ou simetria e conceitos de ornamentos valorizando é contemplando a arte artesanal, em função disso esperamos despertar no estudante o gosto pela matemática, que na maior parte passa a ser incompreendida e desprezada pelos alunos como se a matemática escolar não fizesse parte da própria vida ou não tivesse aplicabilidade para resolução de problemas reais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.