MODELAGEM MATEMÁTICA: O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA RENDA RENASCENÇA
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26456 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA RENDA RENASCENÇA" "resumo" => "Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática utilizando a Modelagem Matemática, cuja finalidade se encontra em desenvolver conceitos de ornamentos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da geometria através da análise da Renda Renascença. Para isso, procuramos explicitar a aplicação da Modelagem Matemática como um método de ensino, ela é tão antiga quanto à própria matemática, alguns especialistas acreditam que este seja o caminho mais eficaz e interessante para o ensino da matemática. Nossos conhecimentos sobre Modelagem se apoia nos estudos de Biembengut e Hein (2011) e Bassanezi (2011). Fundamentando-se da análise matemática da Renda Renascença considerando-a como ornamento, buscamos expor a matemática presente no cotidiano de forma dinâmica e instrutiva, valorizando o saber matemático cultural de uma local. A Renda Renascença é um elemento muito presente nas famílias do Agreste pernambucano, mas precisamente nas cidades de Pesqueira e Poção. A arte é confeccionada com agulha, linha e fita, a Renda é muito famosa pelo estilo delicado do bordado, quase sempre tecida pelas mãos habilidosas de mulheres simples, ligado à realidade socioeconômica destas localidades, procuramos estimular a criatividade dos alunos e fazer com que eles participem do processo de aprendizagem mais motivados. Nosso objetivo é abordar conceitos fundamentais da geometria plana, assim como conceitos da isometria ou simetria e conceitos de ornamentos valorizando é contemplando a arte artesanal, em função disso esperamos despertar no estudante o gosto pela matemática, que na maior parte passa a ser incompreendida e desprezada pelos alunos como se a matemática escolar não fizesse parte da própria vida ou não tivesse aplicabilidade para resolução de problemas reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA E ISOMETRIA, RENDA RENASCENçA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID105_29102016233358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES" "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE ML" "autor_email" => "francinette_teca@hotmail." "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26456 "edicao_id" => 55 "trabalho_id" => 121 "inscrito_id" => 105 "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DA RENDA RENASCENÇA" "resumo" => "Este trabalho apresenta aspectos de uma proposta didática utilizando a Modelagem Matemática, cuja finalidade se encontra em desenvolver conceitos de ornamentos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da geometria através da análise da Renda Renascença. Para isso, procuramos explicitar a aplicação da Modelagem Matemática como um método de ensino, ela é tão antiga quanto à própria matemática, alguns especialistas acreditam que este seja o caminho mais eficaz e interessante para o ensino da matemática. Nossos conhecimentos sobre Modelagem se apoia nos estudos de Biembengut e Hein (2011) e Bassanezi (2011). Fundamentando-se da análise matemática da Renda Renascença considerando-a como ornamento, buscamos expor a matemática presente no cotidiano de forma dinâmica e instrutiva, valorizando o saber matemático cultural de uma local. A Renda Renascença é um elemento muito presente nas famílias do Agreste pernambucano, mas precisamente nas cidades de Pesqueira e Poção. A arte é confeccionada com agulha, linha e fita, a Renda é muito famosa pelo estilo delicado do bordado, quase sempre tecida pelas mãos habilidosas de mulheres simples, ligado à realidade socioeconômica destas localidades, procuramos estimular a criatividade dos alunos e fazer com que eles participem do processo de aprendizagem mais motivados. Nosso objetivo é abordar conceitos fundamentais da geometria plana, assim como conceitos da isometria ou simetria e conceitos de ornamentos valorizando é contemplando a arte artesanal, em função disso esperamos despertar no estudante o gosto pela matemática, que na maior parte passa a ser incompreendida e desprezada pelos alunos como se a matemática escolar não fizesse parte da própria vida ou não tivesse aplicabilidade para resolução de problemas reais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, GEOMETRIA PLANA E ISOMETRIA, RENDA RENASCENçA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID105_29102016233358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETTE MENDES LOPES" "autor_nome_curto" => "FRANCINETTE ML" "autor_email" => "francinette_teca@hotmail." "autor_ies" => "IFPE CAMPUS PESQUEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-epbem" "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM" "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016" "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png" "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }