Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: RECUSO, MÚSICA, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM LÚDICA Comunicação Oral (CO) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26527
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 832
    "titulo" => "USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir o uso da música como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. A Matemática é vista com muito preconceito, por ser uma disciplina da elite, é considerada algo incapaz de ser compreendido, por não verem a necessidade da mesma no cotidiano do aluno.  A música é uma linguagem sonora capaz de traduzir expressões, sentimentos pensamentos, diversas sensações por meio do intuito do som e do silêncio. A música este presente nas diversas formas culturais, como: festas, comemorações, rituais, é capaz de mostrar a liberdade de expressão da alegria e tristeza. Ela existe desde os tempos antigos, por volta da Antiga Grécia ela era considera como uma forma das Ciências, juntamente com a Matemática e Filosofia, na qual os cidadãos teria que aprender.   A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Para a produção dos dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e um questionário semiaberto aplicado a 06 professores de 02 escolas públicas no município de Caetité/BA. Por uma grande quantidade de professores, apenas a minoria faz uso da música como método de ensino nas aulas de Matemática, muitas vezes por não terem tempo de desenvolver uma aula criativa ou por não se sentirem seguros e capacitado. Apesar de não utilizar essa metodologia, todos os docentes acreditam que a música pode facilitar muito o andamento de suas aulas, tanto na concentração, quanto do desenvolvimento cognitivo do discente, o que facilita a fixação de formulas e com isso, tornando o ensinamento mais prazeroso para os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "RECUSO, MÚSICA, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID832_30102016164644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉIA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRÉIA"
    "autor_email" => "maryaandreya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTAFO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26527
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 832
    "titulo" => "USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir o uso da música como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. A Matemática é vista com muito preconceito, por ser uma disciplina da elite, é considerada algo incapaz de ser compreendido, por não verem a necessidade da mesma no cotidiano do aluno.  A música é uma linguagem sonora capaz de traduzir expressões, sentimentos pensamentos, diversas sensações por meio do intuito do som e do silêncio. A música este presente nas diversas formas culturais, como: festas, comemorações, rituais, é capaz de mostrar a liberdade de expressão da alegria e tristeza. Ela existe desde os tempos antigos, por volta da Antiga Grécia ela era considera como uma forma das Ciências, juntamente com a Matemática e Filosofia, na qual os cidadãos teria que aprender.   A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Para a produção dos dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e um questionário semiaberto aplicado a 06 professores de 02 escolas públicas no município de Caetité/BA. Por uma grande quantidade de professores, apenas a minoria faz uso da música como método de ensino nas aulas de Matemática, muitas vezes por não terem tempo de desenvolver uma aula criativa ou por não se sentirem seguros e capacitado. Apesar de não utilizar essa metodologia, todos os docentes acreditam que a música pode facilitar muito o andamento de suas aulas, tanto na concentração, quanto do desenvolvimento cognitivo do discente, o que facilita a fixação de formulas e com isso, tornando o ensinamento mais prazeroso para os discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "RECUSO, MÚSICA, MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM LÚDICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID832_30102016164644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉIA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ANDRÉIA"
    "autor_email" => "maryaandreya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTAFO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o uso da música como recurso pedagógico nas aulas de Matemática. A Matemática é vista com muito preconceito, por ser uma disciplina da elite, é considerada algo incapaz de ser compreendido, por não verem a necessidade da mesma no cotidiano do aluno. A música é uma linguagem sonora capaz de traduzir expressões, sentimentos pensamentos, diversas sensações por meio do intuito do som e do silêncio. A música este presente nas diversas formas culturais, como: festas, comemorações, rituais, é capaz de mostrar a liberdade de expressão da alegria e tristeza. Ela existe desde os tempos antigos, por volta da Antiga Grécia ela era considera como uma forma das Ciências, juntamente com a Matemática e Filosofia, na qual os cidadãos teria que aprender. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa e de cunho exploratório. Para a produção dos dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e um questionário semiaberto aplicado a 06 professores de 02 escolas públicas no município de Caetité/BA. Por uma grande quantidade de professores, apenas a minoria faz uso da música como método de ensino nas aulas de Matemática, muitas vezes por não terem tempo de desenvolver uma aula criativa ou por não se sentirem seguros e capacitado. Apesar de não utilizar essa metodologia, todos os docentes acreditam que a música pode facilitar muito o andamento de suas aulas, tanto na concentração, quanto do desenvolvimento cognitivo do discente, o que facilita a fixação de formulas e com isso, tornando o ensinamento mais prazeroso para os discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.