Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS COM CANUDOS: UMA OFICINA MEDIADA PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS.

Palavra-chaves: CANUDOS, CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS, GEOMETRIA, OFICINA Relato de Experiência (RE) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26411
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS COM CANUDOS: UMA OFICINA MEDIADA PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros com canudos, aplicada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Nosso trabalho baseia-se nas ideias de Filho e Brito (2010) ao ressaltarem que a geometria tem um papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite resolver problemas do cotidiano, interferindo fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em oficina, foi desenvolvida com 26 alunos com idade entre 11 a 18 anos. Trabalhamos a oficina integrando situações concretas e significativas no tripé sentir-pensar-agir baseadas nas ideias de Paviani e Fontana (2009). Na oficina aplicada, tivemos como objetivo construir poliedros com canudos, utilizando suas propriedades, com a finalidade de mostrar aos alunos o quanto as aulas de matemática podem ser prazerosas, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Os resultados indicaram que os alunos sentiram-se motivados com a proposta de trabalhar o conteúdo de poliedros por meio da prática destes sólidos geométricos. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram, questionaram e alegaram que gostariam de aprender novos conteúdos na disciplina de matemática através deste método, eles ressaltaram que a prática vivenciada nas construções os fizeram compreender o conteúdo de forma mais significativa ao invés apenas da teoria, com livro didático, piloto e quadro negro. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos mencionaram que esta vivencia os impulsionaram a pedir aos outros docentes das variadas disciplinas para trabalhar com este método, alegando que aprenderam muito o conteúdo. Logo, enfatizamos, aqui, que os nossos objetivos foram alcançados mediante este trabalho, além disto fizemos os alunos repensar o conceito das aulas da disciplina de matemática visto que anteriormente mencionavam que eram chatas e repetitivas. Portanto, é essencial que o professor sempre esteja em constante formação para proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de desempenhar aulas prazerosas e dinâmicas para seus alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "CANUDOS, CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS, GEOMETRIA, OFICINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID427_26102016212623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN FERNANDO FERREIRA PACHÊCO"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN FERNAN"
    "autor_email" => "pacheco.franklin9@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS- FADIMAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26411
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS COM CANUDOS: UMA OFICINA MEDIADA PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros com canudos, aplicada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Nosso trabalho baseia-se nas ideias de Filho e Brito (2010) ao ressaltarem que a geometria tem um papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite resolver problemas do cotidiano, interferindo fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em oficina, foi desenvolvida com 26 alunos com idade entre 11 a 18 anos. Trabalhamos a oficina integrando situações concretas e significativas no tripé sentir-pensar-agir baseadas nas ideias de Paviani e Fontana (2009). Na oficina aplicada, tivemos como objetivo construir poliedros com canudos, utilizando suas propriedades, com a finalidade de mostrar aos alunos o quanto as aulas de matemática podem ser prazerosas, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Os resultados indicaram que os alunos sentiram-se motivados com a proposta de trabalhar o conteúdo de poliedros por meio da prática destes sólidos geométricos. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram, questionaram e alegaram que gostariam de aprender novos conteúdos na disciplina de matemática através deste método, eles ressaltaram que a prática vivenciada nas construções os fizeram compreender o conteúdo de forma mais significativa ao invés apenas da teoria, com livro didático, piloto e quadro negro. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos mencionaram que esta vivencia os impulsionaram a pedir aos outros docentes das variadas disciplinas para trabalhar com este método, alegando que aprenderam muito o conteúdo. Logo, enfatizamos, aqui, que os nossos objetivos foram alcançados mediante este trabalho, além disto fizemos os alunos repensar o conceito das aulas da disciplina de matemática visto que anteriormente mencionavam que eram chatas e repetitivas. Portanto, é essencial que o professor sempre esteja em constante formação para proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de desempenhar aulas prazerosas e dinâmicas para seus alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "CANUDOS, CONSTRUÇÕES DE POLIEDROS, GEOMETRIA, OFICINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD3_SA4_ID427_26102016212623.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANKLIN FERNANDO FERREIRA PACHÊCO"
    "autor_nome_curto" => "FRANKLIN FERNAN"
    "autor_email" => "pacheco.franklin9@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PROFESSOR DIRSON MACIEL DE BARROS- FADIMAB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado a partir da oficina intitulada Geometria Espacial: Construções de poliedros com canudos, aplicada com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma Escola pública situada no Município de São Vicente Férrer/PE. Nosso trabalho baseia-se nas ideias de Filho e Brito (2010) ao ressaltarem que a geometria tem um papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem da matemática, pois permite resolver problemas do cotidiano, interferindo fortemente na estruturação do pensamento, levando à construção do conhecimento. Nossa metodologia de abordagem qualitativa, baseada em oficina, foi desenvolvida com 26 alunos com idade entre 11 a 18 anos. Trabalhamos a oficina integrando situações concretas e significativas no tripé sentir-pensar-agir baseadas nas ideias de Paviani e Fontana (2009). Na oficina aplicada, tivemos como objetivo construir poliedros com canudos, utilizando suas propriedades, com a finalidade de mostrar aos alunos o quanto as aulas de matemática podem ser prazerosas, contribuindo para uma melhor aprendizagem. Os resultados indicaram que os alunos sentiram-se motivados com a proposta de trabalhar o conteúdo de poliedros por meio da prática destes sólidos geométricos. Foi perceptível durante a aplicabilidade da oficina que os alunos participaram, questionaram e alegaram que gostariam de aprender novos conteúdos na disciplina de matemática através deste método, eles ressaltaram que a prática vivenciada nas construções os fizeram compreender o conteúdo de forma mais significativa ao invés apenas da teoria, com livro didático, piloto e quadro negro. Além disto, com o final da aplicação da oficina, os alunos mencionaram que esta vivencia os impulsionaram a pedir aos outros docentes das variadas disciplinas para trabalhar com este método, alegando que aprenderam muito o conteúdo. Logo, enfatizamos, aqui, que os nossos objetivos foram alcançados mediante este trabalho, além disto fizemos os alunos repensar o conceito das aulas da disciplina de matemática visto que anteriormente mencionavam que eram chatas e repetitivas. Portanto, é essencial que o professor sempre esteja em constante formação para proporcionar um melhor processo de ensino e aprendizagem com o objetivo de desempenhar aulas prazerosas e dinâmicas para seus alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.