Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Palavra-chaves: MODELAGEM MATEMÁTICA, CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA, CONSCIENTIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET-09: Modelagem em Educação Matemática
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26457
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 506
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA"
    "resumo" => "A Matemática é tida por muitos como uma disciplina difícil, seu método de ensino tradicional ainda assusta um pouco; contudo, ele é necessário para a formação do aluno. Logo, cabe ao professor encontrar meios de deixar suas aulas mais atrativas. Daí surgiu a necessidade de utilizar metodologias alternativas de ensino para tornar as aulas mais interessantes. Por isso, o subprojeto específico de Matemática, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UPE Campus Petrolina, tem como objetivo preparar o discente para abordar metodologias alternativas nas suas aulas, sendo uma delas a Modelagem Matemática, que é uma forma de trazer o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, tornando-o assim mais participativo. O objetivo deste estudo é estimular o uso consciente de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva de pesquisa qualitativa e quantitativa em uma escola pública de Petrolina – PE, em duas turmas do 3° ano do ensino Médio, contemplando 61 alunos, sendo esses instigados a vivenciar a compreensão do conteúdo de função Afim de forma mais atrativa e participativa. Inicialmente, percebeu-se que a maioria dos alunos não sabiam identificar a relação entre o conceito de função afim e a conta de energia, além de desconhecerem a importância de se estudar tal conceito. Nesse sentido, julgou-se necessária uma breve revisão, em que se abordaram as informações necessárias para os alunos realizarem a análise e modelagem do consumo de uma residência, bem como práticas do cotidiano que possibilitam a economia de energia elétrica. Pôde-se concluir que o presente trabalho contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes, despertando o interesse pelo conteúdo, assim como a consciência do uso racional de energia elétrica. Por fim, espera-se que outros docentes utilizem essa tendência, com o intuito de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID506_30102016222104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMARA DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDMARA ALVES"
    "autor_email" => "edymara-alves@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26457
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 506
    "titulo" => "MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA"
    "resumo" => "A Matemática é tida por muitos como uma disciplina difícil, seu método de ensino tradicional ainda assusta um pouco; contudo, ele é necessário para a formação do aluno. Logo, cabe ao professor encontrar meios de deixar suas aulas mais atrativas. Daí surgiu a necessidade de utilizar metodologias alternativas de ensino para tornar as aulas mais interessantes. Por isso, o subprojeto específico de Matemática, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UPE Campus Petrolina, tem como objetivo preparar o discente para abordar metodologias alternativas nas suas aulas, sendo uma delas a Modelagem Matemática, que é uma forma de trazer o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, tornando-o assim mais participativo. O objetivo deste estudo é estimular o uso consciente de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva de pesquisa qualitativa e quantitativa em uma escola pública de Petrolina – PE, em duas turmas do 3° ano do ensino Médio, contemplando 61 alunos, sendo esses instigados a vivenciar a compreensão do conteúdo de função Afim de forma mais atrativa e participativa. Inicialmente, percebeu-se que a maioria dos alunos não sabiam identificar a relação entre o conceito de função afim e a conta de energia, além de desconhecerem a importância de se estudar tal conceito. Nesse sentido, julgou-se necessária uma breve revisão, em que se abordaram as informações necessárias para os alunos realizarem a análise e modelagem do consumo de uma residência, bem como práticas do cotidiano que possibilitam a economia de energia elétrica. Pôde-se concluir que o presente trabalho contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes, despertando o interesse pelo conteúdo, assim como a consciência do uso racional de energia elétrica. Por fim, espera-se que outros docentes utilizem essa tendência, com o intuito de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico e significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-09: Modelagem em Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM MATEMÁTICA, CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA9_ID506_30102016222104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDMARA DOS SANTOS ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDMARA ALVES"
    "autor_email" => "edymara-alves@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

A Matemática é tida por muitos como uma disciplina difícil, seu método de ensino tradicional ainda assusta um pouco; contudo, ele é necessário para a formação do aluno. Logo, cabe ao professor encontrar meios de deixar suas aulas mais atrativas. Daí surgiu a necessidade de utilizar metodologias alternativas de ensino para tornar as aulas mais interessantes. Por isso, o subprojeto específico de Matemática, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID da UPE Campus Petrolina, tem como objetivo preparar o discente para abordar metodologias alternativas nas suas aulas, sendo uma delas a Modelagem Matemática, que é uma forma de trazer o cotidiano do aluno para dentro da sala de aula, tornando-o assim mais participativo. O objetivo deste estudo é estimular o uso consciente de energia elétrica por meio da Modelagem Matemática. O estudo foi desenvolvido numa perspectiva de pesquisa qualitativa e quantitativa em uma escola pública de Petrolina – PE, em duas turmas do 3° ano do ensino Médio, contemplando 61 alunos, sendo esses instigados a vivenciar a compreensão do conteúdo de função Afim de forma mais atrativa e participativa. Inicialmente, percebeu-se que a maioria dos alunos não sabiam identificar a relação entre o conceito de função afim e a conta de energia, além de desconhecerem a importância de se estudar tal conceito. Nesse sentido, julgou-se necessária uma breve revisão, em que se abordaram as informações necessárias para os alunos realizarem a análise e modelagem do consumo de uma residência, bem como práticas do cotidiano que possibilitam a economia de energia elétrica. Pôde-se concluir que o presente trabalho contribuiu significativamente para a aprendizagem dos estudantes, despertando o interesse pelo conteúdo, assim como a consciência do uso racional de energia elétrica. Por fim, espera-se que outros docentes utilizem essa tendência, com o intuito de tornar o ensino da Matemática mais dinâmico e significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.