Artigo Anais IX EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SITUAÇÕES-PROBLEMA Comunicação Oral (CO) ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior
"2016-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26418
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na realização de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula de matemática”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos para resolver problemas, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, mas durante a aplicação das atividades vimos esse paradigma sendo quebrado pouco a pouco. Como resultados, observamos que os educandos não compreendiam o uso adequado da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas por meio das atividades, observamos o início do que esperamos que seja uma desmistificação quanto à utilização da calculadora em sala de aula. Nesse sentido, os mesmos passaram a ver a calculadora como uma ferramenta de bastante utilidade em nossa vida. Porém, é necessário o seu uso correto para podermos chegar a resultados coerentes com o problema o qual estamos resolvendo, ou seja, o aluno deve interpretar corretamente a questão, elaborar uma expressão matemática para a sua resolução e efetuar de fato os cálculos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SITUAÇÕES-PROBLEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID626_30102016114513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLLISSON HENRIQUE LEITE CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "ÁLLISSON H."
    "autor_email" => "madagascar_kof@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26418
    "edicao_id" => 55
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 626
    "titulo" => "DESMISTIFICANDO O USO DA CALCULADORA EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na realização de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula de matemática”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos para resolver problemas, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, mas durante a aplicação das atividades vimos esse paradigma sendo quebrado pouco a pouco. Como resultados, observamos que os educandos não compreendiam o uso adequado da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas por meio das atividades, observamos o início do que esperamos que seja uma desmistificação quanto à utilização da calculadora em sala de aula. Nesse sentido, os mesmos passaram a ver a calculadora como uma ferramenta de bastante utilidade em nossa vida. Porém, é necessário o seu uso correto para podermos chegar a resultados coerentes com o problema o qual estamos resolvendo, ou seja, o aluno deve interpretar corretamente a questão, elaborar uma expressão matemática para a sua resolução e efetuar de fato os cálculos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET-04: Recursos Didáticos e Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior"
    "palavra_chave" => "CALCULADORA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, SITUAÇÕES-PROBLEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV065_MD1_SA4_ID626_30102016114513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:39:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÁLLISSON HENRIQUE LEITE CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "ÁLLISSON H."
    "autor_email" => "madagascar_kof@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais IX EPBEM"
    "edicao_evento" => "IX Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2016"
    "edicao_logo" => "5e49bfde5b4e1_16022020191910.png"
    "edicao_capa" => "5f186bb39bf0d_22072020133915.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na realização de uma oficina intitulada “O uso da calculadora em sala de aula de matemática”, desenvolvida e aplicada com 18 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos, regras e padrões matemáticos para resolver problemas, utilizando para tal feito a calculadora. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um pensamento bastante consolidado de que a calculadora os trariam as respostas prontas e acabadas de todos os problemas matemáticos, mas durante a aplicação das atividades vimos esse paradigma sendo quebrado pouco a pouco. Como resultados, observamos que os educandos não compreendiam o uso adequado da calculadora e sua finalidade para com os estudos de matemática, mas por meio das atividades, observamos o início do que esperamos que seja uma desmistificação quanto à utilização da calculadora em sala de aula. Nesse sentido, os mesmos passaram a ver a calculadora como uma ferramenta de bastante utilidade em nossa vida. Porém, é necessário o seu uso correto para podermos chegar a resultados coerentes com o problema o qual estamos resolvendo, ou seja, o aluno deve interpretar corretamente a questão, elaborar uma expressão matemática para a sua resolução e efetuar de fato os cálculos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.