Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: A PERCEPÇÃO DOS ALFABETIZADORES DOS TESTES COGNITIVOS UTILIZADOS COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A avaliação no processo ensino aprendizagem é uma questão bastante discutida entre diversos profissionais da educação. Entende-se que a avaliação é a parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilitam compreender questões importantes a medir os efeitos dos resultados obtidos. O presente trabalho foi desenvolvido objetivando a percepção dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) quanto à avaliação como processo de construção de conhecimento, sobe análise dos testes cognitivos. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória com a aplicação de questionário constituído por perguntas discursivas sobre a visão dos testes cognitivos e a avaliação. A amostra corresponde a 08 alfabetizadores do PBA da área urbana em Barra de Santa Rosa-PB, todos com experiência em mais de uma etapa no programa. Foi constatado que a avaliação utilizando os testes cognitivos é relevante na educação de jovens e adultos, pois proporciona para os mesmos a garantia de que possam dar continuidade aos seus estudos. Mediante a pesquisa percebeu-se a necessidade de uma melhoria nas questões que integram estes testes para que possam garantir um resultado mais preciso promovendo um ensino aprendizagem mais eficiente, sendo imprescindível aplicar mudanças nos métodos de avaliação ou até mesmo promover novos métodos. E também que se cumpram alguns propósitos estabelecidos nas diretrizes do programa em questão, para que possam ser aprimorados os procedimentos deste a aplicação inicial dos testes cognitivos até o resultado final.

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