Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO POPULAR E O PAPEL DO MEDIADOR NO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Palavra-chaves: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, EDUCAÇÃO POPULAR, MEDIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22892
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 2310
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E O PAPEL DO MEDIADOR NO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ"
    "resumo" => "Este trabalho busca evidenciar o importante papel desempenhado pelos mediadores no processo de participação cidadã que demarcou uma postura diferenciada dos sujeitos sociais e das instituições. É um dos resultados da discussão/análise de dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba onde tivemos a oportunidade de identificar a atuação de agentes, que chamamos de mediadores, na articulação e mobilização da sociedade civil para a intervenção nos espaços público. Como procedimento metodológico realizou-se uma pesquisa documental junto a instituição e aos sujeitos envolvidos nas ações desenvolvidas por ela, bem como e aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado, que nos permitiu uma maior aproximação dessa realidade, além de um levantamento documental. Desta forma, destacamos, no processo de participação dos cidadãos nos espaços de debate sobre as políticas públicas, o papel desses mediadores como importante e necessário para inclusão das demandas dos sujeitos sociais e para a divulgação de aprendizados relacionados à democracia participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, EDUCAÇÃO POPULAR, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2310_01092016171336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISANIA CARLA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GISANIA"
    "autor_email" => "profgisania@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22892
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 2310
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR E O PAPEL DO MEDIADOR NO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ"
    "resumo" => "Este trabalho busca evidenciar o importante papel desempenhado pelos mediadores no processo de participação cidadã que demarcou uma postura diferenciada dos sujeitos sociais e das instituições. É um dos resultados da discussão/análise de dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba onde tivemos a oportunidade de identificar a atuação de agentes, que chamamos de mediadores, na articulação e mobilização da sociedade civil para a intervenção nos espaços público. Como procedimento metodológico realizou-se uma pesquisa documental junto a instituição e aos sujeitos envolvidos nas ações desenvolvidas por ela, bem como e aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado, que nos permitiu uma maior aproximação dessa realidade, além de um levantamento documental. Desta forma, destacamos, no processo de participação dos cidadãos nos espaços de debate sobre as políticas públicas, o papel desses mediadores como importante e necessário para inclusão das demandas dos sujeitos sociais e para a divulgação de aprendizados relacionados à democracia participativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO POPULAR E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, EDUCAÇÃO POPULAR, MEDIAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID2310_01092016171336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISANIA CARLA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GISANIA"
    "autor_email" => "profgisania@outlook.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho busca evidenciar o importante papel desempenhado pelos mediadores no processo de participação cidadã que demarcou uma postura diferenciada dos sujeitos sociais e das instituições. É um dos resultados da discussão/análise de dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba onde tivemos a oportunidade de identificar a atuação de agentes, que chamamos de mediadores, na articulação e mobilização da sociedade civil para a intervenção nos espaços público. Como procedimento metodológico realizou-se uma pesquisa documental junto a instituição e aos sujeitos envolvidos nas ações desenvolvidas por ela, bem como e aplicação de entrevistas com roteiro semiestruturado, que nos permitiu uma maior aproximação dessa realidade, além de um levantamento documental. Desta forma, destacamos, no processo de participação dos cidadãos nos espaços de debate sobre as políticas públicas, o papel desses mediadores como importante e necessário para inclusão das demandas dos sujeitos sociais e para a divulgação de aprendizados relacionados à democracia participativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.