Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TERRITÓRIO, PAISAGEM E LUGAR: UMA ABORDAGEM DA GEOMORFOLOGIA URBANA A PARTIR DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: RELEVO, CARTOGRAFIA, LUGAR, PAISAGEM, PAISAGEM Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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O projeto teve como objetivos compreender os problemas ambientais decorrentes da apropriação do relevo; compreender a responsabilidade dos agentes produtores do espaço urbano na ocorrência destes fenômenos; utilizar a cartografia para compreensão do relevo; construir uma compreensão espacial, contributiva com a formação cidadã crítica. Com isso, o ensino de Geografia no âmbito das ações do PIBID abordou o mesorrelevo, sobretudo as planícies de inundação, vales, encostas e divisores de drenagem, realizando a confecção da maquete altimétrica da bacia hidrográfica do Riacho das Piabas, o estudo do meio e a palestra com a Defesa civil. A partir das atividades realizadas até o momento, foi possível observar o interesse dos discentes e a compreensão de que os problemas ambientais surgem em decorrência da ocupação irregular do relevo pela lógica do capital e da atuação ineficaz do Estado. Ao término das atividades, espera-se desenvolver uma prática de ensino participativa, com um valor subjetivo para o aluno e integradora dos fenômenos espaciais, em benefício de uma formação cidadã.Este trabalho analisa o projeto de intervenção em desenvolvimento no âmbito das ações do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçã" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "RELEVO, CARTOGRAFIA, LUGAR, PAISAGEM, PAISAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1823_13082016215019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANE GALDINO BRITO" "autor_nome_curto" => "DAYANE GALDINO" "autor_email" => "dayanegaldinobrito2011@ho" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22297 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1171 "inscrito_id" => 1823 "titulo" => "TERRITÓRIO, PAISAGEM E LUGAR: UMA ABORDAGEM DA GEOMORFOLOGIA URBANA A PARTIR DA CARTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Este trabalho analisa o projeto de intervenção em desenvolvimento no âmbito das ações do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande-PB, na turma do 1° B do Ensino Médio, fazendo uso da Cartografia e das dimensões das categorias lugar, paisagem e território, representando a possibilidade de conhecer a atuação do relevo na produção espacial da cidade, inter-relacionando-o aos demais fenômenos físicos e sociais. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho analisa o projeto de intervenção em desenvolvimento no âmbito das ações do Subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada na cidade de Campina Grande-PB, na turma do 1° B do Ensino Médio, fazendo uso da Cartografia e das dimensões das categorias lugar, paisagem e território, representando a possibilidade de conhecer a atuação do relevo na produção espacial da cidade, inter-relacionando-o aos demais fenômenos físicos e sociais. O projeto teve como objetivos compreender os problemas ambientais decorrentes da apropriação do relevo; compreender a responsabilidade dos agentes produtores do espaço urbano na ocorrência destes fenômenos; utilizar a cartografia para compreensão do relevo; construir uma compreensão espacial, contributiva com a formação cidadã crítica. Com isso, o ensino de Geografia no âmbito das ações do PIBID abordou o mesorrelevo, sobretudo as planícies de inundação, vales, encostas e divisores de drenagem, realizando a confecção da maquete altimétrica da bacia hidrográfica do Riacho das Piabas, o estudo do meio e a palestra com a Defesa civil. A partir das atividades realizadas até o momento, foi possível observar o interesse dos discentes e a compreensão de que os problemas ambientais surgem em decorrência da ocupação irregular do relevo pela lógica do capital e da atuação ineficaz do Estado. Ao término das atividades, espera-se desenvolver uma prática de ensino participativa, com um valor subjetivo para o aluno e integradora dos fenômenos espaciais, em benefício de uma formação cidadã.

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