O desenvolvimento do ser humano é influenciado por fatores de ordem social e cultural, que se manifestam em ambientes como a família, escola e comunidade desde muito cedo. Logo, as relações estabelecidas precocemente têm sido vistas como fundamentais para o desenvolvimento do sujeito. Os estilos parentais são um conjunto de ações realizadas pelos pais que trazem reflexos na vida dos filhos, principalmente no contexto social e educacional. Campos (2006) mostrou que os pais de adolescentes que mantêm um equilíbrio entre os níveis de afeto e exigência criam ótimas condições para que seus filhos obtenham um melhor desempenho escolar, diferentemente daqueles pais que se localizam nos extremos das dimensões dos estilos parentais (autoritário e permissivo). A presente pesquisa teve por objetivo analisar se há significância estatística na relação entre as dimensões do estilo parental materno (responsividade e exigência) e as atitudes frente à aprendizagem de adolescentes paraibanos. Participaram deste estudo 216 adolescentes, na cidade João Pessoa/PB com idades variando entre 12 e 17 anos. Foram utilizados como instrumentos uma Escala de Atitudes Frente à Aprendizagem e um Questionário de Percepção dos Pais. Os dados foram analisados com o uso do pacote estatístico SPSS em sua versão 21, através do teste de correlação r de Pearson. Percebeu-se que os aspectos que mais se relacionaram com níveis elevados de responsividade e exigência foram a expectativa e a abertura dos adolescentes de ambos os sexos em relação ao aprender, demonstrando que quanto mais afeto e controle são estabelecidos pelos pais, mais os filhos percebem positivamente o processo ensino-aprendizagem. Logo, pode-se considerar que a relação que os pais, especificamente as mães, estabelecem com os filhos tem ligação com as atitudes tomadas por estes no que diz respeito à aprendizagem, o que evidencia a importância dos estilos parentais na construção de conceitos relativos ao processo do aprender.