O presente artigo tem como objetivo propor o uso do gênero textual histórias em quadrinhos nas aulas de Língua Portuguesa e mostrar como estes textos podem contribuir para o desenvolvimento de competências em práticas de leitura e de escrita. Nesse sentido, o referido trabalho utiliza-se do método da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como recurso pedagógico que auxilie o professor a despertar no aluno o interesse pela leitura e, consequentemente, compreender o que lê, além de produzir textos adequadamente. O estudo foi desenvolvido ancorado no método de revisão bibliográfica que consistiu na leitura e análise de autores, como: Bronckart (1999), Kleiman (1987), Soares (2001), Vygotsky (1987), dentre outros. Por fim, concluímos que o gênero textual histórias em quadrinhos são recursos capazes de proporcionar uma leitura mais próxima da vivência dos alunos, pois possibilita o diálogo entre diferentes linguagens. Assim sendo, a sequência didática apresenta-se como uma significativa estratégia didático-pedagógica, embora com suas limitações, na identificação e solução de dificuldades dos alunos.