Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ANATOMIA HUMANA PARA CRIANÇAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CAVINHO: PROJETANDO O FUTURO”

Palavra-chaves: UNIVERSIDADE, EXTENSÃO, ENSINO, ANATOMIA, ANATOMIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20908
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 8196
    "titulo" => "ENSINO DE ANATOMIA HUMANA PARA CRIANÇAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CAVINHO: PROJETANDO O FUTURO”"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo descrever uma aula de Anatomia com base em metodologias ativas para crianças do projeto de extensão “CAVinho: Projetando o Futuro (Ano IV)”, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE. A temática foi escolhida em função da complexidade da matéria de Anatomia para os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAV, além da importância dos conhecimentos relacionados para as crianças em sua rotina escolar e cotidiana. As ferramentas utilizadas na aula foram slides, material de papelaria para desenho, jogos corporais e um tronco anatômico de material plástico contendo os principais órgãos do corpo humano. Primeiramente, separou-se grupos, de forma a cada grupo ficar com um sistema corporal a ser abordado na aula, então as crianças desenharam o conhecimento prévio acerca do sistema designado e após isso estimulou-se a prática de movimentos corporais buscando evidenciar ações normais do dia-a-dia (por exemplo, respirar) e a partir daí despertar a curiosidade por meio de perguntas. Posteriormente houve a explicação do assunto, e ao final da aula, retomou-se os desenhos para correção por parte das crianças.  Ao corrigir as atividades do início da aula, a evolução do conhecimento ficou clara, pois as próprias crianças apontaram os erros cometidos. A experiência vivenciada demonstrou que é possível abordar assuntos acadêmicos com o público infantil desde que seja de forma lúdica e prazerosa. Os resultados apontaram ainda que apesar da simplicidade nos instrumentos de ensino utilizados, estes parecem ter sido eficientes para o ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, EXTENSÃO, ENSINO, ANATOMIA, ANATOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8196_12082016183737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESON APARECIDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALESON SILVA"
    "autor_email" => "alesonnssilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20908
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 8196
    "titulo" => "ENSINO DE ANATOMIA HUMANA PARA CRIANÇAS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CAVINHO: PROJETANDO O FUTURO”"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo descrever uma aula de Anatomia com base em metodologias ativas para crianças do projeto de extensão “CAVinho: Projetando o Futuro (Ano IV)”, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE. A temática foi escolhida em função da complexidade da matéria de Anatomia para os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAV, além da importância dos conhecimentos relacionados para as crianças em sua rotina escolar e cotidiana. As ferramentas utilizadas na aula foram slides, material de papelaria para desenho, jogos corporais e um tronco anatômico de material plástico contendo os principais órgãos do corpo humano. Primeiramente, separou-se grupos, de forma a cada grupo ficar com um sistema corporal a ser abordado na aula, então as crianças desenharam o conhecimento prévio acerca do sistema designado e após isso estimulou-se a prática de movimentos corporais buscando evidenciar ações normais do dia-a-dia (por exemplo, respirar) e a partir daí despertar a curiosidade por meio de perguntas. Posteriormente houve a explicação do assunto, e ao final da aula, retomou-se os desenhos para correção por parte das crianças.  Ao corrigir as atividades do início da aula, a evolução do conhecimento ficou clara, pois as próprias crianças apontaram os erros cometidos. A experiência vivenciada demonstrou que é possível abordar assuntos acadêmicos com o público infantil desde que seja de forma lúdica e prazerosa. Os resultados apontaram ainda que apesar da simplicidade nos instrumentos de ensino utilizados, estes parecem ter sido eficientes para o ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, EXTENSÃO, ENSINO, ANATOMIA, ANATOMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID8196_12082016183737.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESON APARECIDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALESON SILVA"
    "autor_email" => "alesonnssilva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever uma aula de Anatomia com base em metodologias ativas para crianças do projeto de extensão “CAVinho: Projetando o Futuro (Ano IV)”, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE. A temática foi escolhida em função da complexidade da matéria de Anatomia para os discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do CAV, além da importância dos conhecimentos relacionados para as crianças em sua rotina escolar e cotidiana. As ferramentas utilizadas na aula foram slides, material de papelaria para desenho, jogos corporais e um tronco anatômico de material plástico contendo os principais órgãos do corpo humano. Primeiramente, separou-se grupos, de forma a cada grupo ficar com um sistema corporal a ser abordado na aula, então as crianças desenharam o conhecimento prévio acerca do sistema designado e após isso estimulou-se a prática de movimentos corporais buscando evidenciar ações normais do dia-a-dia (por exemplo, respirar) e a partir daí despertar a curiosidade por meio de perguntas. Posteriormente houve a explicação do assunto, e ao final da aula, retomou-se os desenhos para correção por parte das crianças. Ao corrigir as atividades do início da aula, a evolução do conhecimento ficou clara, pois as próprias crianças apontaram os erros cometidos. A experiência vivenciada demonstrou que é possível abordar assuntos acadêmicos com o público infantil desde que seja de forma lúdica e prazerosa. Os resultados apontaram ainda que apesar da simplicidade nos instrumentos de ensino utilizados, estes parecem ter sido eficientes para o ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.