Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A MATEMÁTICA NO COTIDIANO DO CAMPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TEMPO COMUNIDADE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA BÁSICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFMA

Palavra-chaves: MATEMÁTICA BÁSICA, TEMPO COMUNIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar a experiência de uma atividade orientada, do Tempo Comunidade, na disciplina de matemática básica no Curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal – MA, em funcionamento desde do ano de 2009. O Curso de Licenciatura em Educação do Campo funciona em dois momentos distintos, o Tempo Universidade, no qual os discentes realizam atividades do Curso no espaço físico da universidade, e o Tempo Comunidade, no qual atividades orientadas do Curso são realizadas nas comunidades dos discentes. A disciplina citada foi ministrada entre o período de março a julho de 2016, observando os desafios da contextualização e da quebra de tabus no ensino de matemática. A falta de intimidade dos discentes com a disciplina foi verificada através de uma atividade diagnóstica realizada no início da disciplina, o que motivou ainda mais o uso de metodologias de ensino diferenciadas e diversificadas. A atividade orientada do Tempo Comunidade a qual este artigo se refere consistiu na produção de fotos e/ou vídeos que retratassem a matemática no cotidiano dos discentes, em busca de ressignificar a matemática na vida dos mesmos. As fotos e/ou vídeos apresentados pelos discentes trouxeram para sala de aula realidades como as das quebradeiras de coco do Povoado Morada Nova (Lago dos Rodrigues - MA), da tribo Awá, localizada na região de Grajaú (MA) e da comunidade Quilombola Catucá do município de Bacabal (MA), entre outras. O envolvimento dos discentes foi marcante, assim como suas impressões quanto ao material produzido e às apresentações realizadas. O trabalho revela que quando os discentes conseguem identificar relação e a relevância da matemática com o seu cotidiano, o trabalho com a mesma em sala de aula, dá-se de forma mais dinâmica e eficaz

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