A literatura Afro-brasileira e Africana é uma fonte muito preciosa que pode colaborar na valorização das identidades, pois é composta por palavras e imagens, que leva a criança a desenvolver sua oralidade e refletir sobre as imagens tornando-se cidadãos reflexivos e críticos. As Leis existentes são importantes mais não é suficiente, pois o maior desafio é a mudança de mentalidade. Essa literatura vem ao longo das décadas de 70, 80 e 90 reconstruindo as representações dos personagens negros. Esta pesquisa abordará uma das ações que integrou uma pesquisa - ação - formação, que buscou proporcionar aos alunos da Educação Infantil em uma escola da rede pública no município de Nazaré da Mata – PE, o conhecimento de sua identidade enquanto sujeito singular, a partir de vivências que abordaram a História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Nos baseamos em documentos oficiais como a Lei 10639/2003 e nas Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico - Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e em estudos de autores que discutem a temática em questão. Durante a realização da pesquisa desenvolvemos oficinas de leitura, utilizando a Literatura Infantil Afro-brasileira e Africana, como é o caso da oficina intitulada A África ecoando ao som do tambor. Na referida oficina foi utilizada a obra Koumba e o Tambor Diambê, da autora Madu Costa com o objetivo de direcionar um olhar mais aguçado para a música e os instrumentos musicais de origem africana. Os alunos e os professores apresentaram-se entusiasmados e atenciosos diante de nossa presença. Percebemos que é possível contribuir para a valorização da diversidade cultural garantindo respeito à Cultura e História Afro-brasileira e Africana.