As Políticas de Assistência Estudantil devem ser consideradas como um direito social, constituindo-se como um conjunto de medidas que possibilitam a permanência dos discentes, em especial, das classes menos favorecidas nas instituições públicas de ensino, bem como propicia a melhoria do desempenho acadêmico e possivelmente a conclusão da graduação. O trabalho de Assistência Estudantil destina-se ainda a atividades relacionadas aos aspectos sociais, pedagógicos e psicológicos, fazendo parte do processo educativo de uma forma geral, bem como articulando-se aos contextos de ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, este artigo objetiva ressaltar a relevância das Políticas de Atendimento Estudantil no âmbito do Ensino Superior como forma de enfatizar a importância que o trabalho de assistência representa no desempenho acadêmico dos discentes beneficiados com auxílios e/ou bolsas. O referido artigo traz tópicos que discorrem sobre a trajetória do Ensino Superior no Brasil, bem como aborda a significância das Políticas de Assistência Estudantil como mecanismos na melhoria da qualidade do ensino. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas em livros, artigos, leis, pareceres, decretos, sites da internet e de dados fornecidos pela Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).