Nem sempre percebemos, mas estamos em contato com as funções no nosso dia a dia, por exemplo: Quando assistimos ou lemos um jornal, muitas vezes nos deparamos com um gráfico, que nada mais é que uma relação, comparação de duas grandezas ou até mesmo uma função, mas representada graficamente. Neste trabalho considera-se o uso e a importância dos conceitos das funções, como uma ferramenta que potencializa o cálculo de áreas máximas em problemas geométricos, com o intuito de utilizá-la de forma contextualizada. Para os Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, o conceito de função desempenha também importante papel para descrever e estudar através da leitura, interpretação e construções de gráficos, o comportamento de certos fenômenos tanto do cotidiano, como de outras áreas do conhecimento, como a Física, Geografia ou Economia. Para atingir o objetivo de potencializar o ensino de funções, busca-se atingir um estudo sobre aplicação do conceito para calcular valores máximos e mínimos da imagem delas. Faz-se aqui uma abordagem ao conteúdo de função, explorando alguns tipos de funções, bem como dos conceitos e das suas propriedades, logo após fizemos algumas aplicações, contextualizando dessa forma o conteúdo tratado no cálculo de valores maximizados ou minimizados em situações problema, concluindo então com uma proposta de estudo com foco em aplicar a função quadrática refletindo sua importância não apenas aos interesses da Matemática, mas colocado em prática em outras ciências como citado anteriormente. Acreditamos que aproximar os saberes em construção ao dia a dia dos nossos alunos, possibilita que eles percebam a importância e a utilidade daquilo que estudam.