O TEATRO COMO FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21742 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1563 "inscrito_id" => 5954 "titulo" => "O TEATRO COMO FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho tem como propósito compreender o teatro como processo educativo e formador humano. Dessa forma, teremos como embasamento teórico de Adorno, Horkheimer e Benjamim como um dos principais teóricos críticos para entender o que é formação, semiformação e observar a relação experiência, e principalmente com o intuito de estabelecer se o teatro contribui no Ensino Médio numa perspectiva crítica enquanto formação cidadã e prática pedagógica ligados a Cultura. Dessa forma, observaremos o teatro como papel importante para a formação social dentro do ambiente escolar. Consequentemente, o teatro contemporâneo será estudado neste contexto de objetivação do indivíduo a partir de conceitos erigidos pela teoria crítica, particularmente pela Escola de Frankfurt. Observando a Emancipação, Formação Cultural, Semiformação e Indústria Cultural. Por essa razão, utilizaremos o Teatro como proposta pedagógica para revelar uma ideologia educacional e subjetiva. Para isso, discutiremos a Indústria Cultural como precursor contemporâneo. Este conceito explicita o fato de toda a cultura ter sido convertida em mercadoria e implica o controle planificado da realidade interior do sujeito, ou seja, ele refere o sistema da cultura de massa contemporânea orientada numa perspectiva industrial, a que as pessoas são permanentemente submetidas onde quer que esteja, de modo que modela a consciência e o inconsciente de todo cidadão. Com a publicação da LDB nº 9394/96, a arte foi reconhecida como área de conhecimento no currículo escolar, possibilitando ao teatro um espaço na escola, como linguagem artística e sugerido o uso dela, nos PCNS (BRASIL, 2000) desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Pensar sobre ensinar o Teatro no ensino médio perpassa por questões complexas que vão desde a construção de um currículo com conteúdos sistematizados, objetivos e claros, até o contexto em que se inere a escola. A cultura escolar juvenil é composta por preocupações com exames nacionais do ensino médio ou vestibulares, a constituição da subjetividade e socialização em grupos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, SEMIFORMAÇÃO, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID5954_15082016091504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MÁRCIO NERONE LEITE" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NERONE" "autor_email" => "jose.nerone@svc.ifmt.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO-IFMT CAMPUS SÃO VICENTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21742 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1563 "inscrito_id" => 5954 "titulo" => "O TEATRO COMO FORMAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho tem como propósito compreender o teatro como processo educativo e formador humano. Dessa forma, teremos como embasamento teórico de Adorno, Horkheimer e Benjamim como um dos principais teóricos críticos para entender o que é formação, semiformação e observar a relação experiência, e principalmente com o intuito de estabelecer se o teatro contribui no Ensino Médio numa perspectiva crítica enquanto formação cidadã e prática pedagógica ligados a Cultura. Dessa forma, observaremos o teatro como papel importante para a formação social dentro do ambiente escolar. Consequentemente, o teatro contemporâneo será estudado neste contexto de objetivação do indivíduo a partir de conceitos erigidos pela teoria crítica, particularmente pela Escola de Frankfurt. Observando a Emancipação, Formação Cultural, Semiformação e Indústria Cultural. Por essa razão, utilizaremos o Teatro como proposta pedagógica para revelar uma ideologia educacional e subjetiva. Para isso, discutiremos a Indústria Cultural como precursor contemporâneo. Este conceito explicita o fato de toda a cultura ter sido convertida em mercadoria e implica o controle planificado da realidade interior do sujeito, ou seja, ele refere o sistema da cultura de massa contemporânea orientada numa perspectiva industrial, a que as pessoas são permanentemente submetidas onde quer que esteja, de modo que modela a consciência e o inconsciente de todo cidadão. Com a publicação da LDB nº 9394/96, a arte foi reconhecida como área de conhecimento no currículo escolar, possibilitando ao teatro um espaço na escola, como linguagem artística e sugerido o uso dela, nos PCNS (BRASIL, 2000) desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Pensar sobre ensinar o Teatro no ensino médio perpassa por questões complexas que vão desde a construção de um currículo com conteúdos sistematizados, objetivos e claros, até o contexto em que se inere a escola. A cultura escolar juvenil é composta por preocupações com exames nacionais do ensino médio ou vestibulares, a constituição da subjetividade e socialização em grupos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Arte" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, SEMIFORMAÇÃO, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA20_ID5954_15082016091504.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MÁRCIO NERONE LEITE" "autor_nome_curto" => "JOSÉ NERONE" "autor_email" => "jose.nerone@svc.ifmt.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO-IFMT CAMPUS SÃO VICENTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }