TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTA RELAÇÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22310 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 804 "inscrito_id" => 9271 "titulo" => "TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTA RELAÇÃO" "resumo" => "O artigo aborda a temática das conexões entre juventude, educação e trabalho, propondo-se a analisar quais são as perspectivas dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre educação escolarizada e trabalho. Apresenta, primeiramente, uma discussão conceitual sobre as transformações sofridas no mundo do trabalho, perpassa pelas relações entre juventude, escola e trabalho e, em seguida, expõem os resultados da pesquisa. Os dados utilizados para a análise foram coletados por meio de questionário fechado, aplicado aos alunos matriculados no Ensino Médio, nos colégios estaduais do município de Realeza - PR, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O instrumento foi composto de questões a respeito do perfil socioeconômico destes jovens, suas impressões sobre a escola e o trabalho, suas trajetórias laborais, suas expectativas em relação ao futuro e suas perspectivas quanto a relação entre trabalho e educação escolar. Participaram da pesquisa, noventa e sete jovens alunos. A partir das respostas dadas por estes jovens, foi possível perceber quais suas perspectivas em relação ao trabalho e a educação escolar, bem como suas expectativas em relação ao futuro, considerando sua experiência escolar. A análise sinaliza que os jovens atribuem à escola e ao trabalho significados positivos e que consideram que a escola prepara para o trabalho, haja visto que para eles, a escola é tida como um espaço que garante um futuro profissional. Concomitantemente, depositam na educação suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e sucesso no vestibular, vislumbrando o trabalho e a educação escolar como possibilidades de uma formação integral humanizadora, que inserem criticamente os indivíduos na sociedade em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, PERSPCETIVAS, PERSPCETIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID9271_10082016175221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE APARECIDA LENZI" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denilenzi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22310 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 804 "inscrito_id" => 9271 "titulo" => "TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTA RELAÇÃO" "resumo" => "O artigo aborda a temática das conexões entre juventude, educação e trabalho, propondo-se a analisar quais são as perspectivas dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre educação escolarizada e trabalho. Apresenta, primeiramente, uma discussão conceitual sobre as transformações sofridas no mundo do trabalho, perpassa pelas relações entre juventude, escola e trabalho e, em seguida, expõem os resultados da pesquisa. Os dados utilizados para a análise foram coletados por meio de questionário fechado, aplicado aos alunos matriculados no Ensino Médio, nos colégios estaduais do município de Realeza - PR, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O instrumento foi composto de questões a respeito do perfil socioeconômico destes jovens, suas impressões sobre a escola e o trabalho, suas trajetórias laborais, suas expectativas em relação ao futuro e suas perspectivas quanto a relação entre trabalho e educação escolar. Participaram da pesquisa, noventa e sete jovens alunos. A partir das respostas dadas por estes jovens, foi possível perceber quais suas perspectivas em relação ao trabalho e a educação escolar, bem como suas expectativas em relação ao futuro, considerando sua experiência escolar. A análise sinaliza que os jovens atribuem à escola e ao trabalho significados positivos e que consideram que a escola prepara para o trabalho, haja visto que para eles, a escola é tida como um espaço que garante um futuro profissional. Concomitantemente, depositam na educação suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e sucesso no vestibular, vislumbrando o trabalho e a educação escolar como possibilidades de uma formação integral humanizadora, que inserem criticamente os indivíduos na sociedade em que vivem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, PERSPCETIVAS, PERSPCETIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID9271_10082016175221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE APARECIDA LENZI" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denilenzi@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIOESTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }