Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTA RELAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, PERSPCETIVAS, PERSPCETIVAS Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22310
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 804
    "inscrito_id" => 9271
    "titulo" => "TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTA RELAÇÃO"
    "resumo" => "O artigo aborda a temática das conexões entre juventude, educação e trabalho, propondo-se a analisar quais são as perspectivas dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre educação escolarizada e trabalho. Apresenta, primeiramente, uma discussão conceitual sobre as transformações sofridas no mundo do trabalho, perpassa pelas relações entre juventude, escola e trabalho e, em seguida, expõem os resultados da pesquisa. Os dados utilizados para a análise foram coletados por meio de questionário fechado, aplicado aos alunos matriculados no Ensino Médio, nos colégios estaduais do município de Realeza - PR, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O instrumento foi composto de questões a respeito do perfil socioeconômico destes jovens, suas impressões sobre a escola e o trabalho, suas trajetórias laborais, suas expectativas em relação ao futuro e suas perspectivas quanto a relação entre trabalho e educação escolar. Participaram da pesquisa, noventa e sete jovens alunos. A partir das respostas dadas por estes jovens, foi possível perceber quais suas perspectivas em relação ao trabalho e a educação escolar, bem como suas expectativas em relação ao futuro, considerando sua experiência escolar. A análise sinaliza que os jovens atribuem à escola e ao trabalho significados positivos e que consideram que a escola prepara para o trabalho, haja visto que para eles, a escola é tida como um espaço que garante um futuro profissional. Concomitantemente, depositam na educação suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e sucesso no vestibular, vislumbrando o trabalho e a educação escolar como possibilidades de uma formação integral humanizadora, que inserem criticamente os indivíduos na sociedade em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, PERSPCETIVAS, PERSPCETIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID9271_10082016175221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE APARECIDA LENZI"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denilenzi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22310
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 804
    "inscrito_id" => 9271
    "titulo" => "TRABALHO E EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: PERSPECTIVAS DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ESTA RELAÇÃO"
    "resumo" => "O artigo aborda a temática das conexões entre juventude, educação e trabalho, propondo-se a analisar quais são as perspectivas dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre educação escolarizada e trabalho. Apresenta, primeiramente, uma discussão conceitual sobre as transformações sofridas no mundo do trabalho, perpassa pelas relações entre juventude, escola e trabalho e, em seguida, expõem os resultados da pesquisa. Os dados utilizados para a análise foram coletados por meio de questionário fechado, aplicado aos alunos matriculados no Ensino Médio, nos colégios estaduais do município de Realeza - PR, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O instrumento foi composto de questões a respeito do perfil socioeconômico destes jovens, suas impressões sobre a escola e o trabalho, suas trajetórias laborais, suas expectativas em relação ao futuro e suas perspectivas quanto a relação entre trabalho e educação escolar. Participaram da pesquisa, noventa e sete jovens alunos. A partir das respostas dadas por estes jovens, foi possível perceber quais suas perspectivas em relação ao trabalho e a educação escolar, bem como suas expectativas em relação ao futuro, considerando sua experiência escolar. A análise sinaliza que os jovens atribuem à escola e ao trabalho significados positivos e que consideram que a escola prepara para o trabalho, haja visto que para eles, a escola é tida como um espaço que garante um futuro profissional. Concomitantemente, depositam na educação suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e sucesso no vestibular, vislumbrando o trabalho e a educação escolar como possibilidades de uma formação integral humanizadora, que inserem criticamente os indivíduos na sociedade em que vivem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, PERSPCETIVAS, PERSPCETIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID9271_10082016175221.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE APARECIDA LENZI"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "denilenzi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O artigo aborda a temática das conexões entre juventude, educação e trabalho, propondo-se a analisar quais são as perspectivas dos alunos do Ensino Médio sobre a relação entre educação escolarizada e trabalho. Apresenta, primeiramente, uma discussão conceitual sobre as transformações sofridas no mundo do trabalho, perpassa pelas relações entre juventude, escola e trabalho e, em seguida, expõem os resultados da pesquisa. Os dados utilizados para a análise foram coletados por meio de questionário fechado, aplicado aos alunos matriculados no Ensino Médio, nos colégios estaduais do município de Realeza - PR, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O instrumento foi composto de questões a respeito do perfil socioeconômico destes jovens, suas impressões sobre a escola e o trabalho, suas trajetórias laborais, suas expectativas em relação ao futuro e suas perspectivas quanto a relação entre trabalho e educação escolar. Participaram da pesquisa, noventa e sete jovens alunos. A partir das respostas dadas por estes jovens, foi possível perceber quais suas perspectivas em relação ao trabalho e a educação escolar, bem como suas expectativas em relação ao futuro, considerando sua experiência escolar. A análise sinaliza que os jovens atribuem à escola e ao trabalho significados positivos e que consideram que a escola prepara para o trabalho, haja visto que para eles, a escola é tida como um espaço que garante um futuro profissional. Concomitantemente, depositam na educação suas expectativas de inserção no mercado de trabalho e sucesso no vestibular, vislumbrando o trabalho e a educação escolar como possibilidades de uma formação integral humanizadora, que inserem criticamente os indivíduos na sociedade em que vivem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.