Desde muito cedo ao longo da história o homem vem causando fortes danos ao meio ambiente, posto que os recursos estão em processo de esgotamento muitas discussões surgiram em torno dessa questão, juntamente com essas discussões apareceu a noção do termo sustentabilidade, essa seria a solução para os problemas enfrentados, porém ações práticas ligadas a sustentabilidade ainda são muito prematuras e representam um desafio a ser superado. Desta maneira se tem atribuído este desafio as entidades educativas que ainda estão engatinhando em direção a uma sociedade sustentável. Essa pesquisa objetivou avaliar o envolvimento das escolas e dos professores da cidade de Lagoa, Paraíba, em práticas ambientais mais sustentáveis. Foram entrevistados 18 professores de três escolas de ensino fundamental e médio público, por meio de um questionário contendo 11 afirmativas que versavam sobre temas ambientais, relacionados a atitudes socioambientais dos mesmos e da escola na qual trabalhavam, construídas no modelo da escala de Likert com 5 níveis de resposta. Sendo possível constatar que os professores em sua maioria possuíam graduação na área das ciências sociais e humanas o que dificulta mais ainda a orientação de seus alunos, também apresentavam pouco conhecimento sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), mas, afirmaram orientar os seus alunos quanto a problemática dos resíduos sólidos. Assim, observou-se um paradoxo, visto que não é possível orientar sem conhecer. Apenas um deles relatou ter feito uma capacitação em educação ambiental. Ficando claro a necessidade de capacitação docente e de um aprofundamento nos conteúdos que estejam relacionados a educação ambiental, particularmente, sobre resíduos sólidos.