Este artigo traz uma discussão sobre a utilização do lúdico nas práticas de professores de Educação Infantil, como estratégia para um processo de ensino-aprendizagem significativo. Tem como objetivo refletir sobre as contribuições que o desenvolvimento das práticas lúdicas para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, com pesquisa teórico-bibliográfica e de campo. A pesquisa teórico-bibliográfico é respaldada em autores que desenvolvem pesquisas acerca do relevante papel da realização de práticas lúdicas para o desenvolvimento das crianças. A pesquisa de campo, cuja construção dos dados, foi realizada por meio da observação de aulas de duas docentes que atuam na Educação Infantil, e da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas as mesmas professoras. As análises desenvolvidas revelam que a realização de atividades pedagógicas lúdicas desempenha um papel de grande relevância no processo de aprendizagem das crianças para um trabalho significativo. Para isso, o professor necessita ter uma formação profissional sólida fundamentada nos princípios teórico-práticos de forma que contribua para o desenvolvimento de uma ação docente visando um processo de ensino-aprendizagem condizente com os anseios e particularidades das crianças.