Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INFANTIL, PRÁTICAS LÚDICAS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17643
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 1108
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo traz uma discussão sobre a utilização do lúdico nas práticas de professores de Educação Infantil, como estratégia para um processo de ensino-aprendizagem significativo. Tem como objetivo refletir sobre as contribuições que o desenvolvimento das práticas lúdicas para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, com pesquisa teórico-bibliográfica e de campo. A pesquisa teórico-bibliográfico é respaldada em autores que desenvolvem pesquisas acerca do relevante papel da realização de práticas lúdicas para o desenvolvimento das crianças. A pesquisa de campo, cuja construção dos dados, foi realizada por meio da observação de aulas de duas docentes que atuam na Educação Infantil, e da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas as mesmas professoras. As análises desenvolvidas revelam que a realização de atividades pedagógicas lúdicas desempenha um papel de grande relevância no processo de aprendizagem das crianças para um trabalho significativo. Para isso, o professor necessita ter uma formação profissional sólida fundamentada nos princípios teórico-práticos de forma que contribua para o desenvolvimento de uma ação docente visando um processo de ensino-aprendizagem condizente com os anseios e particularidades das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFANTIL, PRÁTICAS LÚDICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID1108_23102015204259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉA NOGUEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "m.andreanogueira@hotmail."
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉ LUIZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17643
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 1108
    "titulo" => "O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este artigo traz uma discussão sobre a utilização do lúdico nas práticas de professores de Educação Infantil, como estratégia para um processo de ensino-aprendizagem significativo. Tem como objetivo refletir sobre as contribuições que o desenvolvimento das práticas lúdicas para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, com pesquisa teórico-bibliográfica e de campo. A pesquisa teórico-bibliográfico é respaldada em autores que desenvolvem pesquisas acerca do relevante papel da realização de práticas lúdicas para o desenvolvimento das crianças. A pesquisa de campo, cuja construção dos dados, foi realizada por meio da observação de aulas de duas docentes que atuam na Educação Infantil, e da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas as mesmas professoras. As análises desenvolvidas revelam que a realização de atividades pedagógicas lúdicas desempenha um papel de grande relevância no processo de aprendizagem das crianças para um trabalho significativo. Para isso, o professor necessita ter uma formação profissional sólida fundamentada nos princípios teórico-práticos de forma que contribua para o desenvolvimento de uma ação docente visando um processo de ensino-aprendizagem condizente com os anseios e particularidades das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INFANTIL, PRÁTICAS LÚDICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID1108_23102015204259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉA NOGUEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA NOGUEIRA"
    "autor_email" => "m.andreanogueira@hotmail."
    "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉ LUIZ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

Este artigo traz uma discussão sobre a utilização do lúdico nas práticas de professores de Educação Infantil, como estratégia para um processo de ensino-aprendizagem significativo. Tem como objetivo refletir sobre as contribuições que o desenvolvimento das práticas lúdicas para a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. A metodologia adotada é de cunho qualitativo, com pesquisa teórico-bibliográfica e de campo. A pesquisa teórico-bibliográfico é respaldada em autores que desenvolvem pesquisas acerca do relevante papel da realização de práticas lúdicas para o desenvolvimento das crianças. A pesquisa de campo, cuja construção dos dados, foi realizada por meio da observação de aulas de duas docentes que atuam na Educação Infantil, e da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas as mesmas professoras. As análises desenvolvidas revelam que a realização de atividades pedagógicas lúdicas desempenha um papel de grande relevância no processo de aprendizagem das crianças para um trabalho significativo. Para isso, o professor necessita ter uma formação profissional sólida fundamentada nos princípios teórico-práticos de forma que contribua para o desenvolvimento de uma ação docente visando um processo de ensino-aprendizagem condizente com os anseios e particularidades das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.