O presente estudo é parte de uma pesquisa em andamento do Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira (GEDEC-CC/UFPA), tem por objetivo apresentar elementos indicativos relacionados à contribuição dos textos literários no processo de letramento como recurso propício à formação do jovem leitor. Para metodologia adotamos a perspectiva dialética, e como procedimentos a pesquisa Bibliográfica e, posteriormente a pesquisa Empírica. Quanto às técnicas para a coleta de dados, utilizaremos a observação participante em uma turma do 6º ano de uma escola pública do Município de Altamira/PA. O aporte teórico se constitui a partir da concepção de alguns estudiosos, dentre eles: Soares (2004), Marcuschi (2005), Zilberman (2003) e Costa (2007). A dificuldade de leitura existe por todo o território nacional, alunos que se formam e mal sabem ler pequenos textos, conforme atestam testes nacionais e internacionais como o PISA, Programa Internacional de Avaliação de alunos, que apresenta dados inquietantes acerca da aprendizagem dos alunos no ensino fundamental maior. Vários estudos enfatizam a literatura como ponto de partida para a formação de leitores e, tanto a escola quanto o professor desempenham um papel relevante para despertar no aluno o prazer pela leitura. Desse modo, os gêneros literários podem ser um importante instrumento de aprendizagem no processo de letramento, principalmente no que concerne a aquisição da leitura e da escrita, pois não se trata apenas de instrumentos de uso da língua, mas também de instrumentos que favorecem a formação do leitor.