Este artigo é resultado das atividades realizadas através da disciplina estágio supervisionado III: Gestão Educacional, Curso de Pedagogia, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ/UFAM, em uma escola da rede pública ensino do Município de Parintins-AM. O interesse maior em realizar a pesquisa surgiu da necessidade de evidenciar: Quais os desafios que a escola vem enfrentando para a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico? Na metodologia, o estágio supervisionado III: Gestão educacional tem seu enfoque na pesquisa qualitativa. Na coleta de dados utilizamos a observação participante, o registro no caderno de campo, o projeto de intervenção e finalizados com a produção de um artigo que abarcava uma problemática pertinente à escola. Um dos desafios para a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico reside na falta de compreensão sobre as partes que compõe o mesmo, tais como o Marco Referencial, Diagnóstico e Programação. O Projeto Político-Pedagógico não se resume apenas em uma ação burocrática, formalista e autoritária, mas sim num processo, que ao longo de sua construção exprime a identidade da escola, ou seja, é o esforço conjunto da instituição escolar, da família e da comunidade. Sendo assim, o estágio supervisionado nos permitiu olhar as dimensões administrativa, comunitária e pedagógica da escola a partir da ação-reflexão-ação.