Sabe-se que um dos deveres da escola é educar para a formação de valores éticos, caminho que leva à construção da cidadania. Pautados nessa premissa, alguns bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) desenvolveram um plano de ação na turma de 9º ano de EJA na Escola Estadual “4 de Setembro”, como parte das atividades propostas pelo subprojeto “As Práticas de Linguagens na Sociedade Tecnológica”, do PIBID/Português/CAMEAM. Este trabalho tem como proposta relatar as experiências vividas pelos bolsistas e supervisora quando da aplicação do projeto “Cidadania na Escola”, que teve como procedimentos metodológicos a leitura de textos, produção e realização de entrevistas, realização de mesas-redondas e de uma noite de cidadania em que foram prestados serviços à comunidade escolar e sociedade pelos próprios estudantes e outros parceiros convidados. Para a efetivação das atividades, os gêneros textuais Entrevista e Documentário Fílmico foram trabalhados a fim de que se obtivesse resultado positivo tanto na oralidade dos alunos como na escrita, pontos essenciais na formação acadêmica do aluno. A participação dos alunos foi significativa, uma vez que eles puderam expor suas habilidades como cidadãos, estudantes e profissionais, fazendo um elo entre a vida escolar e a social, tanto na mesa-redonda quanto na noite da cidadania, produzindo em parceria com os bolsistas um esboço de um documentário das próprias atividades feitas durante o semestre. Como suporte teórico, baseou-se em Maria Terezinha C. Teixeira dos Santos (2007), Lucia Helena Lodi, Ulisses F. Araújo (2007) Luiz Antonio Marcuschi (2002).