O presente artigo busca através de uma pesquisa qualitativa, etnográfica e fenomenológica, mostrar a concepção da criança no ambiente aquífero. É notório que nos últimos anos, o ambiente está sofrendo drásticas mudanças climáticas, o que acarreta a vulnerabilidade socioambiental de inúmeras famílias. O ponto de partida foi identificar e visitar as áreas alagadas do bairro de Palmares, na cidade de Parintins. O objetivo é reconhecer a importância da educação ambiental na organização do processo de conscientização e sensibilização da sociedade em prol a uma vida saudável. Para a fundamentação utilizou-se: André (2012), Chizzoti (2006), Silva, (2012), Sato, (2003) e outros, que falam do meio ambiente e da criança em seu contexto natural. No decorrer das entrevistas, observou-se os desdobramentos sobre os fenômenos da natureza e a necessidade da Educação Ambiental no processo educativo das crianças e suas peculiaridades, visto que a abordagem está direcionado ao estudo desta relação, no processo de socialização do saber ambiental. Diante disso, podemos perceber que a pedagogia ambientalista difunde os questionamentos sobre a construção do conhecimento socioambiental. Portanto, esta pesquisa direciona-se para a compreensão da realidade vivenciada no contexto ambiental, abordando uma reflexão para uma práxis pedagógica ambiental na educação das crianças.