O presente artigo é originado do Projeto de Iniciação Científica em desenvolvimento na edição 2015/2016 do PAIC na Universidade do Estado do Amazonas-UEA/ FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas. Visa apresentar as atividades, que estão sendo desenvolvidas no projeto que tem como objetivo compreender os princípios teóricos metodológicos que fundamentam a Educação do Campo. Nos procedimentos metodológicos para atingir o objetivo proposto enveredou-se pela abordagem qualitativa num estudo de caráter bibliográfico, pautado na leitura de obras referente à temática, bem como atividades de fichamentos, socialização com debate no Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para a Educação em Ciências na Amazônia (GEPEC), produzindo artigos resultados da iniciação à pesquisa na relação com o ensino e a extensão. Assim, o presente estudo tem por finalidade contribui para a formação do estudante incentivando a ser um professor pesquisador, crítico e reflexivo a cerca da sua realidade. E através das análises críticas e reflexivas das obras estudadas compreender os princípios teóricos/metodológicos que fundamentam a Educação do Campo, salientando a relevância do estudo sobre a Educação do Campo na Formação de Professores que poderá trazer elementos importantes para a formação docente, contribuindo para uma leitura crítica do processo de ensino aprendizagem em nosso contexto amazônico.
Palavras-chave: Educação do Campo, Formação de professores, Metodologia de Ensino.